Eu sou a lenda - Richard Matheson

01 março 2016

Gostaria primeiro de salientar que essa foi uma das leituras mais rápidas que fiz na vida, Eu sou a lenda se tornou definitivamente um dos meus livros favoritos do gênero de suspense/terror.

Eu sou a lenda 
Richard Matheson
Editora Aleph
2015 - 384 páginas
Este livro foi cedido pela editora como cortesia. 



Mas vamos lá a história, o livro escrito por Richard Matheson foi publicado pela primeira vez em 1954 e reeditado em 2015 pela Editora Aleph, numa edição obviamente linda e caprichadíssima como  já bem comum em livros da editora. Conta a história de Robert Neville o único sobrevivente de um apocalipse, após uma praga assolar o mundo e transformar pessoas em seres que se alimentam de sangue.

Neville mora em sua casa original, na qual fez imensas transformações, tudo para impedir que essas pessoas contaminadas entrem na sua casa, porém esse perigo se torna maior à noite, além disso acumulou comida, instalou geradores e tudo o mais que fosse necessário a sua sobrevivência. A questão é: porque Neville foi o único sobrevivente a esse desastre ?

Richard vai respondendo essas e outras questões ao longo do livro, e na minha opinião de forma coesa e interessante. Eu fui ler o livro com a expectativa da história do filme, porém são coisas completamente diferentes, o próprio Neville é apresentado de forma bem diferente, o contexto da história também, a única parte semelhante é o cenário pós-apocalíptico, e pára por aí

Comecei falando que foi um dos livros que li mais rápido, e foi mesmo, porque não sou uma leitora capaz de devorar um livro em 2 dias, leio lentamente e por isso terminar um livro em menos de 3 dias com mais de 300 páginas é um recorde, é uma façanha daquelas, por isso saliento a força da narrativa a capacidade de prender atenção e de fazer com que você se envolva na história. Pensei em primeiro momento que isso tivesse a ver com minha preferência por histórias de terror, mas acredito que não, a história em si é interessante e atrativa, mesmo porque os elementos de terror, não são aterrorizantes de verdade, são elementos de uma história que abrange o fantástico e algumas coisas de elementos do gênero de terror, por isso se você é do tipo que não gosta de se assustar ou acha que ão vai dormir a noite, não é o que este livro vai te causar, porque toda a trama gira muito mais em torno do drama de Neville do que no apocalipse em si.

O livro ainda conta com extras, uma critica literária e uma entrevista com o autor, o prefácio escrito por Stephen King dá suporte a incrível história escrita por Matheson. 

Já vi muitas pessoas comentarem sobre o final, que não gostaram dele, porém achei sinceramente que foi adequado e até certo ponto surpreendente, não há como florear um final no clima que a história se propõe, seria no mínimo incoerente. 

Por isso recomendo muitíssimo pros fãs do gênero, ou não, Eu sou a lenda é daqueles livros que nos deixam frustradas ao final, porque simplesmente acabaram. :)

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS