Uma Princesa em Marte - Edgar Rice Burroughs

10 fevereiro 2015

Uma das minhas novas (ou não tão novas assim) obsessões é me atualizar em ficção científica e para isso tenho tentado ler principalmente os clássicos do gênero. Dentre os clássicos Uma Princesa em Marte é um dos principais. 




Uma Princesa em Marte
Edgar Rice Burroughs
Editora Aleph 
2012 - 272 pgs 
Este livro foi cedido pela editora, por minha escolha pessoal para resenha 


O livro foi escrito poe Edgar Rice Burroughs, autor americano nascido na cidade de Chicago em 1875, que também criou o famoso personagem Tarzan. 

A Princesa de Marte foi o primeiro livro da série Barsoom de Burroughs, lançado em 1912 o livro conta a história de John Carter um soldado, veterano confederado, da guerra civil americana que misteriosamente é transportado para Marte, chamado de Barsoom. Passa então a viver entre os marcianos narrando como são os habitantes desse planeta, assim como a paisagem quase inóspita. 

A princesa do título representa apenas uma parte da população de Marte, mas o planeta é dividida em vários povos diferentes. A maioria dessas populações tornou-se extremamente violenta, na qual a lei é a crueldade e intolerância, até mesmo a reprodução é voltada a gerar e manter essa genética "violenta" dentro da população, portanto a guerra é a regra e a exceção é a paz. John Carter passa a viver primeiro entre os marcianos verdes, os mais violentos, e com o passar da história outras populações são descritas. 

Uma Princesa de Marte é um livro simples na sua linguagem e na sua estrutura, possui uma narrativa clássica. Quando chamo de clássico, digo no sentido de ser um romance tradicional, com John Carter fazendo o papel do herói que quer salvar a donzela, com a qual se apaixona, e é  um homem corajoso, ético e forte.

Trata-se de uma história sem muitas surpresas ou reviravoltas, entretanto caraterísticas dos personagens fazem com que o livro se torne uma história gostosa de ler, peculiaridades como a forma de John Carter se movimentar em Marte, a estrutura das cidades marcianas e da própria população são bastante criativos. Além disso, é interessante a discussão de questões éticas que rodeiam cada decisão tanto de Carter, quando as escolhas questionáveis dos marcianos. 

É um bom livro para se iniciar no gênero, entretém e é bastante atrativo com sua história  e com um bom ritmo. 

A série Barsoom possui ao todo 11 livros escritos por Burroughs, Uma princesa de Marte também possui adaptação para o cinema com o filme John Carter, lançado em 2012 pela Disney, mas outro filme foi feto em 2009 com roteiro adaptado deste mesmo livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS