The Walking Dead - HQ

18 novembro 2014

Uma das temáticas que mais curto na vida em relação a filmes, séries e livros é a de zumbis, eu sei que isso não é lá muito intelectual mas, é divertido. Quem nunca curtiu um bom filme de zumbis comendo cérebros? ;)

Não sou a pessoa mais adequada para falar de quadrinhos porque sou uma leitora recente e tenho descoberto esse mundo aos poucos, e uma das minhas descobertas foram a série de HQ’s do The Walking Dead. 



Já falei antes aqui no blog que uma das minhas séries favoritas atuais é justamente The Walking Dead, assim descobri que a história era baseada nos quadrinhos de mesmo nome, contudo há diferenças e quis descobrir quais eram. 

Ainda não consegui ler todos os volumes disponíveis mas, boa parte já está lida e me sinto à vontade para dizer que são histórias fantásticas!

Eu em geral, não faço comparações, porque sei que cinema e televisão são adaptações ou inspirados nos livros e quadrinhos, e além de tudo são dois veículos de mídia muito diferente que requer linguagens e dinâmicas de histórias por vezes opostas.

Essa HQ é produzida nos EUA desde 2003 pela Image Comics, a história foi criada por Robert Kirkman e desenhada incialmente por Tony Moore, substituído a partir do número 7 por Charlie Adlard. 

A história narra a vida de diversas pessoas depois de um apocalipse zumbi. Não está descrito (até onde eu li) como essa infestão começou, o que deu início a essa catástrofe não é explicado, a história começa com o personagem principal Rick Grimmes acordando de um coma, depois de ter levado um tiro em um confronto com um criminoso, já que Rick é um xerife em uma cidade do estado da Geórgia nos EUA. 

A partir de então, começa a saga de Rick para encontrar sua mulher e filho em meio ao caos e sem entender o que estaria acontecendo, além de lidar com pessoas que fazem de tudo para sobreviver. 

A questão aqui não é só sobreviver aos mortos vivos, mas também aos vivos. Uma das coisas que mais me intriga nesses supostos fins do mundo, é ver como seres humanos podem se tornar muito mais violentos do que imaginamos, na verdade isso é detectável em níveis menores quando temos escassez de alguma coisa, a necessidade de “sobrevivência” ou de interesse pessoal leva o homem a atitudes de ética duvidosa. E isso é um dos motes principais em The Walking Dead, como a violência, a selvageria toma conta dos homens nessa situação extrema, o egoísmo torna-se a lei e a sobrevivência realmente é a do mais forte ou do que tem mais balas e mais armas na mochila. 



Como disse não farei comparações entre a série e a tv, porque a história toma rumos diferentes em alguns momentos, há personagens, como Daryl, que não existe nos quadrinhos e há outros como Tyrese que tem muito mais importância nos quadrinhos do que na tv. 

Ambos são bons produtos nas suas categorias, mas o que tenho interesse de comentar aqui, as HQ’s são definitivamente viciantes, não só a história é boa, como os personagens dão o tom mais interessante, a diversidade de personalidades é interessante, as várias formas possíveis de se lidar com o caos, desde a extrema violência até atos de bondade absoluta. Em alguns locais eu li que as HQ’s não fizeram muito sucesso no início, o que acabou acontecendo anos depois e mais recentemente pelo boom do sucesso na tv, mas isso é injusto porque o quadrinho em si não precisa a meu ver do impulso da tv para vender, ele se vende por si só, a um público possivelmente mais restrito, mas com certeza tem qualidades para o sucesso que tem. 

Recomendo muitíssimo para os aficionados por zumbis e toda a temática de fim de mundo. 

Assim que for lendo atualizo minhas considerações. 

Até mais!

3 comentários:

  1. Zumbis são o máximo! Eu não gostei da série de TV (vi só a primeira temporada e abandonei), mas acho que vou gostar da HQ. E dos livros! Quero ler os dois.
    E, sim, o ser humano pode fazer coisas bem assustadoras em momentos de calamidade. Nem precisa ser zumbi pra isso... :(
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui fã de zumbis, motivo pelo qual não assistia TWD. Até que eu assisti, faz duas semanas, e me viciei totalmente! Sério, não to sabendo lidar! hahaha
    Não tenho interesse quanto as HQ's, mas estou LOUCA pra ler os livros porque eu simplesmente AMO o Governador e preciso ler mais sobre ele! <3

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS