Medo de livros?

01 junho 2014

Esse é um post rápido, uma confissão vergonhosa, quase uma catarse :)

Confesso que alguns autores/livros me intimidam, não sei porque ao mesmo tempo, morro de vontade de ler mas, sinto-me completamente intimidada, por talvez não conseguir entender ou captar a obra do autor, ou por apenas não gostar e passar a ser uma daquelas pessoas que tem que se justificar por não gostar de um clássico ou um livro aclamado pela crítica. 

Estava pensando esses dias que tenho um enorme bloqueio com alguns títulos e autores, sempre penso em começar a lê-los mas por alguma razão a tentativa nunca passa de uma tentativa. 


O primeiro deles eu diria que é um autor, Jorge Luís Borges que mora nas minhas pretensões literárias há algum tempo. Já pedi dicas de começar para ler sua obra, busquei conselhos, resenhas e opiniões, mas nada me fez criar coragem de mergulhar na  sua obra. Tudo em Borges me parece extremamente complexo e, essa ideia trava qualquer um.


Dostoiévski está na mesma estante que Borges, mas dele ouvi palavras mais suaves e mais confortantes do que de Borges, quero pensar que estou guardando o melhor para o final, igual a sobremesa. Ele está na minha lista de autores para serem lidos em 2014. Esse ano ele sai da estante de medos. 


Mrs Dalloway é um daqueles clássicos que servem de referência sempre, seja para filmes, livros, a capacidade deste livro de inspirar é enorme, não sei exatamente porque mas, ele me espanta. Este livro é mais um que está na minha lista de leituras de 2014. 



2014 o ano de superar os medos literários (junho e nenhum deles está lido ainda). 

Apesar de já ter lido alguns de seus livros, Saramago ainda me dá arrepios a cada nova leitura, seus livros são densos, complexos e possuem camadas e mais camadas, e a expectativa de não aproveitar cada um de seus livros é assustador, já que se trata de uns dos mais (se não o mais) importante escritor em língua portuguesa. 

Não sei exatamente essas coisas surgem, mas acredito que todos temos nossa estante do medo (ou qualquer outro nome que se queira dar), talvez o respeito pela obra, carreira, e qualidade desses autores nos faz ficar um tantinho intimidados, ou talvez isso é só minha, mais um mimimi :)

E você tem algum autor ou livro que lhe dá medo de ler ??




2 comentários:

  1. O Borges é, sem dúvida, meu medo número 1.
    Já me arrisquei no Dostoiévski e na V. Woolf e fui melhor do que esperava.
    Mas Dom Quixote, Moby Dick e Tolstói ainda me assombram, viu?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Mi, eu tenho alguns medinhos, rs. Borges não chega a ser medo, eu fico achando que não estou com tempo pra dar verdadeira atenção, sabe? Ler com calma, pausadamente, não é minha realidade, por enquanto. Já o Dostô, pode ir sem medo. Nunca li a Virginia (vou ler pro fórum em dezembro), mas dela eu só tenho medo de não gostar. =) Beijo!

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS