! Antologia dos Contos Fantásticos

30 junho 2014

Escrever sobre contos não é uma tarefa fácil, escrever sobre 34 contos menos ainda. Antologia dos Contos Fantásticos reúne contos das mais diversas inspirações, resumi-los seria um crime, por isso me restrinjo a falar sobre a generalidade da obra.

! Antologia dos Contos  Fantásticos
Rubem Cabral (Org.)
2013 - 413 páginas
Este livro foi cedido pela editora, por minha escolha pessoal, para resenha


Os contos são escritos por autores brasileiros, cada um responsável por dois contos dentro desta obra. Os temas são extremamente diversificados, porém todos dentro da literatura fantástica, esse gênero proporciona a quem escreve enormes possibilidades e este livro demonstra exatamente isso, que esse gênero pode andar por muitas trilhas.

Uma das coisas que mais destacaria neste livro, além da diversidade de histórias, é a excelente diagramação. Poucas vezes vemos um texto tão bem formatado, com um tamanho de letra adequado e que proporciona uma leitura agradável, além de um super cuidado com detalhes de diagramação do livro.

Todos os contos possuem um texto fluído, simples, por isso a leitura é rápida, porém quando digo simples não quero dizer que seja um livro que não tenha conteúdo, tem e nos leva por diversas sensações e caminhos muito amplos.  Já disse e repito que fiquei extremamente surpresa com a diversidade de caminhos tomados pelos autores dentro de uma mesma linha, o fantástico mostrou-se a mim, através deste livro, muito mais amplo do que imaginava, são universos muito distintos trazidos até nós por cada um dos contos.

O tamanho de cada conto varia, enquanto alguns possuem duas ou três páginas, outros são mais longos com cerca de dez páginas, dentre meus contos favoritos estão Quando a morte se fez livre de Caio Pereira e Noites mal dormidas de Leandro Barreiros, ambos com um texto mais denso, porém extremamente bem construídos e com temáticas que me agradaram demais. Outro ponto que destacaria na minha experiência pessoal com este livro, é que como já disse em outros textos, os contos não são minha estrutura textual favorita, mas assim como tive uma surpresa ao ler Mia Couto e seus lindos contos, este livro me proporcionou mais um passo enorme ao mundo dos contos. É dificílimo a meu ver construir uma história com tão poucas linhas, proporcionar ao leitor uma certa empatia com a história e personagens, e vem daí a minha dificuldade, o pouco tempo para me acostumar com as personagens em contos, mas digo com muita convicção que nestes contos tive mais uma excelente experiência, não só interagi com diversas histórias, mas também personagens muito diversificados e pude senti-los e me simpatizar com eles. Acredito que essa interação que o livro proporciona é um ponto alto a destacar.

Há pouquíssimo tempo venho descobrindo a literatura fantástica, a ficção cientifica, gêneros que não me eram muito familiares, porém minhas experiências embarcando nesses barcos tem sido ótimas e este livro é mais uma prova de que a literatura pode nos fazer mergulhar em mundos muito diversos e interessantes. Por isso recomendo a leitura a todos que gostam do gênero ou se familiarizam com contos.


Até mais ! 

2 comentários:

  1. Não é uma tarefa fácil e você deu conta lindamente, amei o post Mel!
    Adoro contos fantásticos e parece ser bem interessante esse livro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mel, tenho muito interesse em ler essa antologia, primeiramente, porque o título dela é o máximo, rs e também porque não sou a 'entendida' de literatura fantástica, então acho que embarcar em contos é uma boa para poder me familiarizar.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS