Minhas experiências com escritores #1: Neil Gaiman

19 março 2014

Dentre os meus autores favoritos, um dos que ocupam os primeiros lugares é Neil Gaiman, apesar de não ter lido todos os livros dele, a cada um que passa pelas minhas mãos, a condição de favorito só se reafirma. 




Meu contato com Neil Gaiman se deu há cerca de 5 anos atrás, quando um colega, dono de um sebo, vira para mim e me pergunta se eu tinha lido um autor chamado Neil Gaiman, confesso que na época não sabia de quem se tratava, eis então que ele joga na minha mão, um livro chamado Coraline, e me dá a seguinte instrução: cuide bem porque esses livros são meus favoritos da vida. A exaltação de Neil Gaiman foi tanta por parte desse meu amigo que não pude dizer não, peguei Coraline e vim para casa. 

Nem preciso dizer que foi paixão a primeira vista e depois desse veio toda coleção Neil Gaiman desse colega, e o que mais gostei naquele momento foi Belas Maldições (escrito em parceria com Terry Pratchett), preciso falar desse livro um dia no blog, porque é simplesmente fantástico, mas para isso pretendo rele-lo em breve. 

Mais recentemente li, O Oceano no fim do caminho, o qual já falei aqui no blog, de todos os livros do Gaiman que li, acredito que esse tenha sido o que mais me emocionou, aliás acho que foi minha melhor leitura em 2013. Comentaram comigo certa vez, que este é livro mais adulto do Gaiman, não sei se posso dizer isso, pois não li a maior parte de sua obra, mas com certeza, dos que eu li é o que mais se aproxima de uma reflexão adulta sobre a infância. 

Neil Gaiman se tornou conhecido principalmente pela sua obra em quadrinhos, Sandman. Porém posteriormente lançou uma série de romances bem sucedidos. 

Se tivesse um autor que alguém me pedisse uma indicação de olhos fechados, seria Neil Gaiman. A diversidade de textos, os mundos fantásticos (ou não) que ele cria são de certa forma enfeitiçantes, você não consegue se livrar deles nunca. 

Gaiman nasceu em 1960 na Inglaterra, mas nos dias de hoje vive nos Estados Unidos com a sua mulher, Amanda Palmer. Tendo sido rejeitado por diversas editoras, (como pode?) iniciou sua carreira no jornalismo, Fez quadrinhos para diversas editoras, mas foi em 1988 que "estourou" com Sandman, o qual encerrou em 1996, daí para frente foram mais quadrinhos, romances, parcerias, roteiros para televisão, incluindo Dr. Who. Neil Gaiman é um escritor que consegue escrever muito além daquilo que o consagrou. 

Ando guardando certas obras dele na gaveta, para não ter a sensação de ter esgotado a obra, sabe como é? Sim, ele está vivo e produzindo, mas a sensação de descobrir mais um livro sensacional dele é fantástica. 

E você gosta de Gaiman ? Ou qual seu escritor favorito ?

Até mais !

Um comentário:

  1. Cara...eu não gosto do Gaiman.

    Eu o AMO ♥ Pode parecer exagero, mas ele também está (de olhos fechados) na minha lista de melhores escritores, tá até num poster na minha parede da sala ;)
    Sou apaixonada pela sua obra desde 2004 quando conheci Sandman (que é até hoje meu quando predileto para sempre, amém).
    E vou dizer (com todo orgulho) que tá pra nascer um livro, quadrinho ou sei lá o que seja que ele escreva e seja ruim.

    Abraço,
    da "louca-maníaca-empolgada" Tamara Costa
    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS