O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding [Desafio Skoob 2014]

28 janeiro 2014

No Desafio Literário Skoob 2014, o tema escolhido para o mês de janeiro são livros que foram adaptados para o cinema, o meu escolhido foi O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding. Eu adoro o filme, acho divertidíssimo e infelizmente ainda não tinha lido todo o livro. Achei que enfim, tinha chegado a minha hora de mergulhar num dos mais famosos e adorados chick lits. 

O Diário de Bridget Jones
Helen Fielding
Editora Bestbolso
319 páginas 
2010


O Diário de Bridget Jones narra a vida da personagem do título durante um ano de sua vida. Escrito em forma de diário da própria Bridget, acompanhamos a sua saga em busca da realização de suas resoluções de ano novo.

Dentre as principais resoluções estão parar de fumar, emagrecer e finalmente "dar um jeito" na sua vida amorosa. Com mais de 30 anos e ainda não casada e com um emprego ainda não muito bom, Bridget se sente muito frustrada. Por isso resolve que no próximo ano fará tudo diferente. E a saga divertida de Bridget então começa, encontros e desencontros amorosos, dietas que começam e terminam em dois segundos, contagens de calorias, de cigarro, de bebidas e as aventuras no emprego. 




O livro conta uma trajetória de Bridget bem diferente da que foi feita no cinema, o livro mostra uma personagem mais obsessiva em todos os aspectos em que ela acha que falha, sua relação com Daniel e mesmo com Mark Darcy são bem diferentes no livro, porém a narração da história é muito dinâmica e divertida, faz com que primeiro em alguns aspectos qualquer mulher se identifique com Bridget, as quais condensa em si a maioria das dúvidas femininas, estou gorda, magra, devo fazer dieta, vou ficar sozinha, porque não consigo um bom emprego, porque não arrumo namorado? Todas essas questões sejam elas questionáveis ou não num âmbito maior, são sim ainda muito presentes na vida de muitas mulheres. 

Acho que esse é o grande mérito de Helen Fielding, criar uma personagem identificável com as mulheres, além de ser um livro incrivelmente divertida, com certeza essa história está acima da maioria dos chick lits. É um livro para ler e se divertir, dar boas risadas e se deixar levar pela aventura na vida de uma mulher que poderia ser nossa vizinha ou nós mesmas. 

Até mais !


10 comentários:

  1. Nunca tive vontade de ler!
    Quem sabe um dia?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro justamente pela narrativa ser diferente daquilo mostrado no filme. Mas engraçado, mesmo no filme eles pegaram a essência de fazer as mulheres identificarem-se com a personagem. Quantas de nós está realmente satisfeita? Nenhuma. Gostei da resenha. Me fez ter mias vontade de ler o livro.

    http://my-secrets-pages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei de amigo secreto logo que lançaram e me diverti horrores. Talvez por ter sido um dos primeiros chick-lits que li tenha me influenciado tanto e ainda hoje sirva de base para comparar com outros títulos do gênero (que raramente acho engraçados o suficiente). Sempre indico esse para quem quer uma leitura divertida.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Tenho os dois! Muito divertido, eu gostei! Agora pelo que ouvi falar do terceiro, é decepcionante! Não vou nem me arriscar! Vai ler o segundo?
    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro, acho que foi meu primeiro (e acho que único, por enquanto) chick-lit. Me diverti muito, foi uma ótima leitura pra desestressar, o que eu precisava mesmo na época. Não sei se vou ler o segundo, talvez quem sabe? Agora, o terceiro, não leio mesmo, depois que fiquei sabendo de umas coisas aí, "inadmissíveis" sobre ele (I love Darcy, rs)...

    ResponderExcluir
  6. Melissa, li Bridget Jones e adorei. Adorei o jeito como essa história é escrita, é meio anárquico e por isso muito engraçado e a contabilização de bebidas, cigarros e calorias que ela faz é demais, quem nunca? Ahaha!
    Você pretende ler os próximos?
    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira !! pretendo ler sim, em breve !
      bjos

      Excluir
  7. Eu amo esse livro e o segundo também porque a H.F. conseguiu caricaturar muito bem a mulher moderna e seus anseios.. Quem é que não se viu pelo menos em um dos anseios e ou desejos da Bridget?! ;o) E a atriz René, Z. é mesmo a encarnação da Bridget... rs

    Xerinhos, Mel!!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse livro e o segundo também porque a H.F. conseguiu caricaturar muito bem a mulher moderna e seus anseios.. Quem é que não se viu pelo menos em um dos anseios e ou desejos da Bridget?! ;o) E a atriz René, Z. é mesmo a encarnação da Bridget... rs

    Xerinhos, Mel!!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo esse livro e o segundo também porque a H.F. conseguiu caricaturar muito bem a mulher moderna e seus anseios.. Quem é que não se viu pelo menos em um dos anseios e ou desejos da Bridget?! ;o) E a atriz René, Z. é mesmo a encarnação da Bridget... rs

    Xerinhos, Mel!!

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS