Retrospectiva Literária Sensual 2013

31 dezembro 2013

E vamos fazer uma recapitulação do que foi 2013  nas leituras ? Pois é, para isso foi criado com base em outras retrospectivas (créditos no final) a Retrospectiva Literária Sensual, porque quem foi que disse que ler não é uma coisa sexy? Claro que é, por isso vamos a lista e aos melhores e piores do ano (na minha opinião claro!) !


Créditos da imagem: Michelle Gimenes

- A capa do ano


Sem dúvida nenhuma, a capa desse ano, na minha opinião, é a da obra "Poética" de Ana Cristina César, lançada pela Companhia das Letras.

- O título do ano
Li muitos livros bons esse ano, acredito que poderia colocar ao menos 3 como títulos do ano, mas pela carga emocional que ele me gerou, coloco aqui, O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman é o vencedor nesta categoria.

- A surpresa do ano
Estórias Abensonhadas do Mia Couto, não imaginei que fosse gostar tanto da escrita do autor.

- A decepção do ano
Não tive nenhuma grande decepção neste ano, fiquei tentando imaginar qual seria o título para colocar aqui, mas não acredito que nenhuma das minhas leituras mereça ser contabilizada nesta categoria.

- A série do ano
O Rei do Inverno, da trilogia d'As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell foi uma das primeiras leituras deste ano e me fez mergulhar na obra deste excelente autor de batalhas medievais. Falando em série acredito que Crônicas de Artur foi a que mais se destacou neste ano. 

- O livro nacional do ano
Não li quase nada de nacional neste ano (o que é uma vergonha) mas, fiz uma leitura fantástica de Vidas Secas, de  Graciliano Ramos.

- O autor do ano (não necessariamente um autor estreante, pode ser algum que você nunca tinha lido e leu pela primeira vez)
Philip Roth neste ano foi uma das minhas grandes descobertas. Confesso que não o conhecia, mas depois de várias indicações de pessoas que confio nos gostos literários, resolvi arriscar e não me arrependo, agora a sensação é de querer ler tudo deste magnifico autor. 

- A pechincha ou a raridade do ano
Acho que uma das maiores penchinchas do ano, foram alguns livros que comprei da editora Alfaguara, principalmente dois livros da Joyce Carol Oates que em média custam 50 a 60 reais e paguei 9,90, mal acreditei quando vi esses livros a este preço. Os livros são Pássaros no Paraíso e Minha irmã, meu amor, livros com mais de 500 páginas por 9,90 é realmente uma pechincha daquelas !

- O melhor desfecho
O final do livro da coleção Novíssimos da Leya, Se Fosse Fácil era para os Outros é bastante surpreendente por isso, escolho o livro de Rui Cardoso Martins para esta categoria.

- O protagonista masculino do ano
Eu vou ser um tanto repetitiva nas minhas escolhas porque alguns livros que li neste ano de 2013 me marcaram muito, dentre eles, A Marca Humana de Philip Roth. Por isso escolho seu personagem principal Coleman Silk, o protagonista mais cheio de contradições desse ano. Ele é bastante interessante porque traz em si, grande parte das questões humanas mais comuns que preferimos deixar de lado. 

- O protagonista feminino do ano
Blimunda Sete Luas do livro Memorial do Convento, de José Saramago, com certeza é minha personagem favorita de 2013

- personagem coadjuvante masculino
Padre Bartolomeu Lourenço, o Voador, também de Memorial do Convento do Saramago, representa todo o oposto que deveria ser. É um personagem que traz toda uma carga histórica, critica por trás, fantástico.  

- personagem coadjuvante feminino
A avó Hempstock de Oceano no Fim do Caminho definitivamente é minha coadjuvante feminina preferida, é uma personagem sábia, perspicaz e reconfortante.

- O livro internacional do ano
A Marca Humana de Philip Roth, eu disse que ia ser repetitiva, mas este é um livro incrível, minha opinião sobre esta obra esta aqui no blog, na resenha sobre o livro.

- O pior do ano
Assim, como não consegui estabelecer a decepção do ano, também tive dificuldade em colocar um livro nesta categoria. Acabei lendo para o Desafio Literário 2013 o livro Fernão Capelo Gaivota, e achei ruim porque na minha opinião, é um livro de auto ajuda, não consegui ver ali um livro inspirador e tocante como muitas pessoas falam. Vi um livro cheio de clichês, frases de efeito e com um quê de auto ajuda, foi uma leitura que me incomodou muito.

- O melhor do ano
Novamente colocarei nesta categoria Neil Gaiman e seu Oceano no Fim do Caminho, principal pela carga emocional que ele me proporcionou foi uma leitura inesquecível. 

- A meta 2013 foi cumprida?
Não, mas tenho uma desculpa, este foi o ano em que finalizei minha dissertação de mestrado, fiz metas para 2013 imaginando que a finalização seria mais fácil, mas não foi, por isso as metas não foram cumpridas. 

- Qual é a meta de 2014?
Fiz várias metas para 2014, dentre elas, ler 12 autores que ainda não li, mas que foram muito bem recomendados, 12 livros foram listados, daqueles que estão pegando pó na estante há muito tempo. Também estou acompanhando o Desafio Literário Skoob 2014, o qual propõe que leiamos 1 livro por mês dentro de um gênero pré-determinado.  Além disso, minha meta para 2014 é ler de 5 livros por mês, ou seja um total de 60 no ano. Com quantos desafios acho que serei bem sucedida nesse número.


É isso, veremos se em 2014 consigo cumprir todas as metas que me propus a fazer!

Créditos para:
Óscar Literário: http://www.youtube.com/watch?v=cxlhLxOSu4A
Retrospectiva Literária: http://pensamentotangencial.blogspot.com.br/2012/11/retrospectiva-literaria-2012.html

Até mais e feliz ano novo!

6 comentários:

  1. Mel, sua linda, pelo visto Neil Gaiman pegou todo mundo de jeito esse ano! Já anotei suas dias de Mia Couto e Phillip Roth, vou adicioná-los à minha meta de 2014 DJÁ!!!

    Tanta coisa boa pra ler esse ano e tanta coisa boa lida ano passado e devo agradecer muito todas as dicas dadas pelo povo do Sensuais, você inclusive!!!

    Um beijo enorme e que venha 2014!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as escolhas, Mel! Ainda não tive o prazer de conhecer a escrita do Phillip Roth, mas quero muito! Quem sabe em 2014?
    E o Neil Gaiman, mais uma vez, arrebatando corações!
    Super beijos!

    ResponderExcluir
  3. Decididamente, preciso ler algo do Mia Couto e do Philip Roth. E você ainda escolheu "O Memorial do Convento" em algumas categorias e eu fiquei morrendo de vontade de conhecer essa história do Saramago.
    Boas leituras em 2014!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Melissa! \o/ Lindíssima a capa do livro “Poética”, da Ana Cristina César. Engraçado, só eu que achei “O Oceano no Fim do Caminho” bonitinho, agradável e só, rs. Tenho que ler mais Mia Couto, dele só li “O último voo do flamingo” e adorei! “Vidas Secas” <3 Lerei esse ano Philip Roth. Adquiri ano passado “A Humilhação” por 10 reais! Espero que seja uma surpresa para mim também ^_^
    Beijos, querida! Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  5. Esse ano eu leio O oceano no fim do caminho, após ler várias respostas para essa retrospectiva e ver o livro em todas, eu preciso conferir esse livro :D
    A capa de Poética é muito lindona, vontade de comprar só pelas cores!

    Boas leituras para você esse ano!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Mel... me fez querer igual a louco A Marca Humana! Assim como no meu caso em vários tópicos o mesmo livro se repetiu, não tem como, quando um livro é muito bom ele é bom em várias categorias mesmo e ponto final! hahahaha

    Vou ler o Estórias Abensonhadas esse mês :D Depois comento o que achei dele com você ;)

    Beijão

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS