Sobre escritores: Alice Munro

25 novembro 2013

Alice Munro, escritora canadense, nasceu em 1931 e recentemente ganhou o Nobel de Literatura de 2013.

Alice Munro

Alice é uma escritora de contos, tida como uma das melhores da atualidade, não é à toa que recebeu o prêmio Nobel. 

Alice escreveu seu primeiro conto ainda na universidade , The Dimensions of a shadow, em 1950. Logo após isso, em 1951, casa-se com seu primeiro marido Michael Munro, tiveram 3 filhas, durante esse período trabalhou em diversos locais para sustentar a família. Porém o casamento dura até 1972, quando o casal pede divórcio. Alice volta a se casar em 1976, com Gerald Fremlin e é a partir daí, então que sua carreira se consolida. 

A sua primeira publicação de contos, Dance of the happy shades, saiu em 1968, tendo recebido muitos elogios da crítica canadense. O seu único romance foi publicado em 1971, intitulado Lives of girls and women

Seus contos baseiam-se na vida cotidiana na realidade de pequenas cidades, essencialmente focados na região do sudoeste da província de Ontário, no Canadá. Por isso tem sido chamada de "Tchecov" do Canadá, justamente pela natureza de seus contos.
De 1978 a 2012 tem cerca de 11 livros publicados, sendo o último Dear Life. Além do Nobel, vencido esse ano, vários outros prêmios foram dados a Alice pela suas obras lançadas ao longo dos anos. 

Munro é a 13º mulher a ser condecorada com o Nobel, a primeira foi a sueca Selma Lagerlof em 1909.

Alice recentemente declarou-se aposentada da literatura já que, segundo ela, sua condição física não condiz mais com o vigor literário que é necessário na execução de uma obra. Esperemos que não mantenha sua palavra.



Parte de seus livros já estão publicados no Brasil, como The Love of a Good Woman ( O amor de uma boa mulher, Companhia das Letras), Too Much Hapinness (Felicidade demais, Companhia das Letras), Runaway (Fugitiva, Companhia das Letras) e Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage (Ódio, amizade, namoro, amor, casamento; Globo Livros/Biblioteca Azul). E aparentemente após o prêmio, mais livros serão traduzidos nos próximos meses. 




9 comentários:

  1. Melissa não conhecia a Alice até sair seu Nobel, daí soube que seus livros são algo meio "conto-romance", que os contos contam uma história, com personagens que se repetem em temporalidades diferentes. Achei isso tão interessante e quero logo ler algo dela, mas ainda não decidi o quê.
    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira!
      Também não conhecia a Alice, meu primeiro contato foi com o vídeo da Ju Brina, aí logo depois ela ganha o Nobel e a curiosidade só aumentou!
      bjos

      Excluir
  2. Não conhecia essa autora, mas amei conhecê-la!
    Vou ler um desses livros com certeza!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia as obras dessa autora, mas por ela ter ganhado o prêmio, foi muito merecido.
    Resenha #122 - Desastre Iminente - Belo Desastre #2 - Jamie McGuire.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa pelos próximos livros, que serão publicados pela Globo Livros. Lançamentos que prometem!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, esperamos cada hora mais lançamentos, livros bons devem ser lançados sempre !
      bjos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Lembro de ter ouvido o nome dela em algumas idas à biblioteca, mas posso dizer que só conhecia a Alice quando ela ganhou o Nobel.
    Não gosto muito de contos, mas ultimamente a vontade de ler alguns está aumentando... Quem sabe a sra. Munro me faz gostar mais deles? :)

    Ah, e eu adoro o título "Ódio, amizade, namoro, amor, casamento", não sei o por quê [ainda...] mas gosto dele, e é claro que o livro foi parar na lista de desejados :)

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura tb não gosto de contos, mas os dela são mais longos, e tem uma estrutura bem legal, estou lendo e adorando!!
      bjos

      Excluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS