Tag: do antigo e do novo

24 outubro 2013

As meninas do blog Só Sobre Livros, criaram uma tag super bacana, e indicaram o blog para respondê-la, vamos lá então!

Única regra que as meninas estipularam : Regra única: antigo é antigo (há mais de 10 anos) e novo ou recente a partir de 2010!


Um livro que te emocionou há muitos anos.
Um livro que te emocionou recentemente.

Há muitos anos um livro que creio uma ótima experiência foi Os Três Mosqueteiros, presente do meu avô quando era ainda bem criança. Talvez seja uma lembrança emocional, mas sempre me lembro dele. 
Um livro que me emocionou recentemente foi Vidas Secas de Graciliano Ramos, livro lindo, tocante e delicado. 

Um livro que você leu rápido há muitos anos.
Um livro que você leu rápido recentemente.

Lembro até hoje de um livro que meu pai trouxe para casa, do Luís Fernando Veríssimo, Ed Mort, lembro-me de estar sentada no sofá, rindo horrores e lembro de ter lido super rápido, justamente por ter sido tão divertido. 
PS: Eu te amo, da Cecelia Ahern, li recentemente e confesso que adoro o filme, é uma daquelas histórias água com açúcar, mas confesso que achei uma graça e li mais rápido que qualquer outro livro recente, talvez porque seja um texto mais simples, nada muito complexo, mas fato é que terminei muito rápido.

Um livro do qual você sentia ciúmes.
Um livro do qual você sente ciúmes ainda hoje.

Meu exemplar de Menino Maluquinho é um livro que ganhei na infância e morria de ciúmes quando meu irmão tentava ler, nunca deixava. Atualmente o objeto do meu ciúmes é qualquer livro da minha coleção da Virginia Woolf, cuidado não toquem neles. A verdade é que fiquei muito feliz de ter comprado e acabei me tornando meio possessiva, mas logo passa. 

Um livro que te surpreendeu há muitos anos.
Um livro que te surpreendeu recentemente.

Qualquer um dos livros de filosofia que comecei a ler na adolescência me surpreendeu, porque proporcionou a mim uma nova forma de pensar as coisas, ou que existiam muitas formas de pensar diferente, esse período mudou muito o rumo das coisas que escolhi na vida.
Atualmente, O Oceano no Fim do Caminho foi um livro que não só me surpreendeu como é um dos meus livros favoritos da vida já. 

Um livro que você leu e achou que daria uma ótima adaptação há muitos anos.
Um livro que você leu e achou que daria uma ótima adaptação recentemente.

Não consegui pensar em nenhum livro antigo, mas recentemente o livro Se Fosse Fácil era para os Outros de Rui Cardoso Martins, da coleção Novíssimos, daria uma ótima adaptação ao cinema, principalmente por se tratar de um livro dinâmico e cheio de acontecimentos. 



Um livro que você leu há muitos anos e queria ter escrito.
Um livro que você leu recentemente e queria ter escrito.
O Mundo de Sofia tive de ler na adolescência e foi um daqueles livros que marcou muito e lembro de ter gostado demais, com certeza seria um livro que na época gostaria de ter escrito. 
Belas Maldições do Neil Gaiman, é um livro divertido, bem humorado, cheio de passagens divertidas e ácidas, com certeza hoje em dia se tivesse habilidade de escrita, seria o tipo de livro que gostaria de escrever. 


Um livro antigo que você recomenda.
Um livro recente que você recomenda.

O Apanhador no Campo de centeio de J.D. Salinger
Estórias Abensonhadas de Mia Couto


Um autor estrangeiro consagrado que você recomenda.
Um autor estrangeiro novo que você recomenda.

Jane Austen
Mia Couto


Um autor nacional consagrado que você recomenda. 
Um autor nacional novo que você recomenda. 

Machado de Assis
Não consegui levantar opções para autores atuais brasileiros, acho que não os tenho lido muito.

Até mais!

22 comentários:

  1. Gente que tudo! Adoro Os Três Mosqueteiros, mas acredita que ainda não li nada do Mia Couto! Há pouco tempo eu nem sabia quem era Mia Couto (completamente ignorado na faculdade de Letras). Mas agora que estou descobrindo Mia Couto, Amós Oz, Neil Gaiman, minha vida está tão mais rica! Graças a você e a todos os sensuais sempre cheios de dicas interessantes.
    Adorei, Melissa!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos,

    Só Sobre Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, adorei responder a tag ! Obrigada a vc pelo carinho!
      bjos

      Excluir
  2. Adorei suas respostas!!! Nossa tinha até esquecido que li Graciliano Ramos. Como a Rê, não o prazer de ler Mia Couto na facul, mas ele está na nossa lista!!
    Beijo grande!!!
    Carla (Só Sobre Livros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, obrigada !! adorei a tag de vcs ! beijinhos!

      Excluir
  3. Loucaaa para ler Os Três Mosqueteiros e O Apanhador no Campo de Centeio.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. :) Oi, Melissa! Gostei da tag e das respostas! Vou tentar responder em breve no blog! :)

    beijos,

    Pipa

    ResponderExcluir
  5. Oba, tag!
    Ainda não li "Os 3 mosqueteiros", acredita?
    Esse da coleção novíssimos fiquei curiosa para ler desde que você indicou.
    E concordo com o que o pessoal está falando aí em cima: os cursos de Letras ignoram bonito os autores africanos. Na minha época, pelo menos, foi assim. Espero que isso esteja mudando.
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mi, ignorar Mia Couto é um crime ! :)
      bjos

      Excluir
  6. Mel, sou doida para ler alguma coisa dessa coleção Novíssimos.
    E quanto à literatura nacional contemporânea, posso ser enxerida e dar uma dica? Ano passado eu li "Até o dia em que o cão morreu" do Daniel Galera e gostei muito. Neste ano a surpresa foi "Digam a Satã que o recado foi entendido" do Daniel Pellizzari.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Mell, só vi agora que você tinha respondido essa tag <3
    Eu amava o Dumas quando era criança, acho que li O homem da máscara de ferro umas cinco vezes, esqueci até de falar dele, acho que porque não tenho mais o livro físico! Tenho verdadeiros sonhos de ter a coleção completa dos livros dele! Quero ler O conde de monte Cristo uma hora dessas, já leu?
    Também estou super curiosa com esse da Novíssimos, acho que vou pedir no amigo secreto qualquer um dessa coleção e dar prioridade aos que você e a Paty indicaram!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Tati, ainda não li o Conde de monte Cristo, mas espero ler em breve.
      bjão !!

      Excluir
  8. Adorando conferir as respostas de vocês pra Tag, só fico chateada por ser tão pirralha e ter lido só uns poucos livros há 10 anos, mas até o final do ano respondo a tag, rs.

    Tenho muita curiosidade com Os Três Mosqueteiros, lembro que assisti um filme quando pequena e achei o máximo :D
    Os livros de filosofia me surpreendiam muito quando era mais nova, ainda hoje me pego pensando e lembrando daquelas leituras... Ainda quero ler O mundo de sofia inteiro, e ler tudo o que o Jostein escreveu!

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Maura, 'magina, responde a tag menina , logo!
      bjos

      Excluir
  9. Super legal essa tag, só não sei se lembraria de muitos livros antigos que já li, haha
    Menino Maluquinho é fofo demais e tenho muita vontade de ler Os Três Mosqueteiros *-*
    Beijos.

    http://missthay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que tag interessante, gostei! Não sei se saberia indicar leituras de 10 anos.. :D Sou bem esquecida..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  11. Assim como você, queria ter escrito O Mundo de Sofia. Porque, para isso, eu não só seria boa em ficção, mas também em filosofia!

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS