Sobre escritores: James Joyce

10 outubro 2013

Um dos desafios da minha vida é ler (terminar na verdade) Ulisses do Joyce, sei que os livros do Joyce são um desafio a muitos leitores, não só a mim. Por isso resolvi buscar algumas informações sobre o autor, para a série de posts aqui do blog "Sobre escritores", vamos lá então?!

James Joyce (1882-1941) nasceu na Irlanda na cidade de Dublin, filho caçula de uma família de 10 filhos. Os primeiros trabalhos de Joyce foram publicados ainda na Irlanda, em revistas locais em 1904, no mesmo ano Joyce muda-se para Croácia onde começa a trabalhar como professor de inglês e depois para Trieste na Itália com sua esposa Nora. 



O primeiro romance de Joyce é O Retrato do Artista Quando Jovem (1916) publicação que aconteceu pouco depois de seu livro de contos, Dublinenses (1914). 

James Joyce é considerado uns dos mais importantes escritores do século XX, sua obra mais conhecida com toda certeza é o livro Ulisses, lançado em 1922, a ideia do livro iniciou-se logo após terminar o livro Dublinenses, inicialmente sua expectativa era escrever um conto, porém a história acabou virando um romance, finalizado em 1921. 

Ezra Pound poeta americano, auxiliou Joyce na publicação de Ulisses, em pequenos trechos na revista norte americana, The Little Review, porém logo os trechos foram censurados, acusado de ser um texto obsceno. Porém, em 1920 Joyce conheceu a americana fundadora da livraria Shakespeare & Co, Sylvia Beach em Paris, a qual publicou Ulisses em 22 de fevereiro de 1922. Sylvia cuidou dos negócios e da publicação de Joyce até meados de 1930, quando um judeu russo, imigrante em Paris, Paul Léon, passou a ter essa função. Paul não só cuidava dos livros, negócios de Joyce, como em seu apartamento eram feitas discussões sobre tradução de Ulisses e de literatura, foi dessas discussões que surgiriam os textos de Finnegans Wake, último livro lançado de Joyce, em 1939. 

James Joyce morreu em 1941 em Zurich, onde recebeu asilo após a invasão nazista.

É celebrado todo dia 16 de junho, o Bloomsday, em Dublin e em outras cidades ao redor do mundo, celebração em homenagem ao livro Ulisses, na Irlanda é instituído esse dia como feriado. É neste dia que, no livro, é contada o dia na vida de Leonard Bloom, personagem de Ulisses. Discussões sobre Joyce, Ulisses e literatura são feitas neste dia ao redor do mundo, onde é celebrado o Bloomsday.  Joyce escolheu essa data para ser incluída na história, pois foi nesse dia que fez sexo a primeira vez com sua esposa, Nora. 





Há um site de uma instituição situada em Dublin que divulga o autor, The James Joyce Centre Dublin, que contém todas essas e maiores informações sobre a obra, a vida e tudo que cerca James Joyce, clique aqui para ir para o site. 

Agora é só começar a ler Joyce ! :)

Até mais !

2 comentários:

  1. Olá
    gostei de conhecer o perfil do autor. Não li Ulysses, mas está na minha listinha de livros para ler antes de morrer rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS