Todos temos um filme favorito trash 80's para chamar de seu.

13 agosto 2013

Se você nasceu nos anos 70 ou no começo dos anos 80 deve ter passado sua infância assistindo aqueles filmes de terror trash típico dos anos 80 (ou talvez você tenha assistido depois, quem sabe :) mas, a verdade é que nasci no começo dos anos 80 e passei minha infância banhada a filmes de terror, é verdade que muitos deles assistidos agarrados a almofadas do sofá, escondendo-me atrás delas, mas eu vi. 

E é verdade também que por ser fã desse gênero de filme, continuo alugando ou comprando loucamente todos os títulos que saem, mas confesso que hoje em dia pouquíssimos conseguem me fazer sentir o medo ou a sensação de divertimento que esses filmes dos anos 80 conseguiram comigo, na minha opinião os filmes de terror e suspense de hoje querem ser muito sérios, tem muita tecnologia, mas perdem no susto, perdem na falta de originalidade, mas enfim gostos são gostos e não há muita discussão nesse quesito. 

Evil Dead


Eu assisti uma imensidão de filmes, de verdade, tudo que aparecia na locadora e era classificado como terror eu alugava. Muitos deles eu só me recordo quando vejo alguém comentar ou vejo uma relançamento, por isso colocarei aqui alguns dos mais famosos, pelo menos para os fãs do 'cult trash'. 

Se você por acaso não assistiu algum e vai procurar para ver, entenda que a tecnologia 'assustadora' é dos anos 80, além disso esses filmes não pretendiam atingir qualquer coisa além de muito sangue jorrando por todos os lados, um certo humor negro (estávamos fora da época do politicamente correto) e muito material nonsense. É o tipo de cinema que rolou nos anos 80 nessa categoria, é aquele tipo de filme que por ser tão ruim é tão bom, já sentiu isso?

Bem vamos lá então visitar a minha infância ou pelo menos uma parte divertida dela .....


Com certeza um dos filmes mais legais de terror é o clássico Evil Dead (1981) ou A Morte do Demônio em português, dirigido e escrito por Sam Raimi. Com certeza a tecnologia não é das melhores, nem a maquiagem, o roteiro não é dos mais originais, mas vale primeiro pelo marco que ele representa do terror dos anos 80 e com certeza é o rei das cenas nonsense. A pergunta constante do filme é: 'porque você está fazendo isso?'. Mas para fãs do gênero é imperdível. Para quem ainda não viu esse ano saiu uma refilmagem de Evil Dead, porém recebeu diversas críticas negativas. 


Filmow | IMDB











Demons (1-1985 e 2-1986)  não é muito conhecido, mas é dos filmes que mais assisti e mais me assustei. Duas moças vão a uma apresentação em um cinema onde será apresentada um filme sobre zumbis, misteriosamente algumas pessoas começam a manifestar sinais estranhos após se arranharem em uma máscara. 


Filmow | IMDB








A Volta dos Mortos Vivos (The Return of the Living Dead 1985) é dos filmes que mais eu dou risada assistindo (hoje em dia) é mais assustador uma barata voando do que esse filme, mas é imperdível, aqui a velha frase 'é tão ruim por isso é tão bom' tá valendo. Dois empregados de um armazém encontram barris do exército, que ao abrirem é liberado um gás que começa a transformar todos em zumbis. 

Filmow | IMDB









Poltergeist (1982) na minha opinião continua nos dando um sustos legais mesmo depois de 31 anos do lançamento do filme. A história da menininha que após conversar com a televisão desaparece dentro de sua própria casa traz um tantinho de tensão ao espectador mais sensível. Um dos problemas de filme de terror são em alguns casos, suas intermináveis continuações, eu diria que em raríssimas exceções, as continuações não fazem jus ao primeiro filme e é isso que acho de Poltergeist, o primeiro filme é bem legal, mas as continuações pecam por tentar repetir a mesma fórmula do primeiro. 

Filmow | IMDB






A Casa do Espanto (House - 1986) também gerou uma franquia de sequências intermináveis, mas o primeiro filme é bem legal. Um veterano do Vietnã que após sofrer com o desaparecimento de seu filho quando fez uma visita a casa de sua tia, volta a essa casa e começa a vivenciar situações assustadoras e respostas para o que aconteceu ao seu filho. 
Não confunda este filme com A Hora do Espanto, são dois filmes diferentes, mas só o título em português apresenta essa proximidade.

Filmow | IMDB







A Hora do Espanto (Fright Night - 1985) teve uma refilmagem feita agora em 2011 com Colin Farrell no elenco, porém o original foi dirigido por Sam Holland, conta a história de Charley Webster que começa a perceber que seus vizinhos são um tanto quanto estranhos, suspeitando assim tratarem-se de vampiros. Esse filme também teve uma sequência em 1988. 

Filmow | IMDB











Cemitério Maldito (Pet Sematary - 1989) foi dirigido por Mary Lambert é um dos clássicos do horror, além de toda sua história contextualizada no fato de que pessoas ou animais enterradas em certo cemitério voltavam a vida, porém um tanto quanto diferentes do que eram quando estavam realmente vivos, é baseada na história homônima do mestre Stephen King. Ainda tem a famosa trilha sonora do Ramones. Como não assistir? 
Um especial Stephen King de filmes é bem interessante, post para depois, porque muitos de seus livros tiveram ótimas adaptações para o cinema e televisão. Vale uma conferida.

Filmow | IMDB








Os Garotos Perdidos (The Lost Boys - 1987) é um clássico dos filmes de vampiro, com um elenco de jovens atores que acabaram se tornando hoje consagrados como é o caso de Kiefer Sutherland e Jason Patric, o filme teve direção de um famoso diretor, Joel Schumacher responsável pela direção de filmes como Tempo de Matar, O Fantasma da Ópera, Número 23 e duas versões do Batman dos anos 90. A verdade é que esse filme (assim como clássicos do terror trash) tornou-se um filme bastante prestigiado, classificado hoje como cult. Não sei se aqui podemos chama-lo de trash, eu acho que não, mas como foi um filme de muito sucesso da época a qual estamos nos referindo, cabe aqui uma lembrança. 

Filmow | IMDB


Claro que a lista não se esgota, ela pode se tornar quilométrica dependendo do quanto se recorda dessa época tão interessante para este tipo de cinema, por isso é impossível esgota-la em um post só, deixemos mais para depois !

Evil Dead 1981


E você assistiu algum destes filmes, gostou? Tem indicação de algum título? deixe aí nos comentários e compartilhe conosco os seus clássicos trash!

Até mais !

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Vi seu endereço no blog de uma amiga minha e resolvi vim aqui visitar o seu cantinho e gostaria de dizer que gostei muito daqui. Q
    ueria dizer que estou seguindo o seu blog, poderia me seguir também ? E se puder curte minha fanpage! Farei o mesmo por ti.

    Espero que possamos TER UMA OTIMA AMIZADE =]
    E pode contar comigo para o que for.
    Até a proxima visitinha
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Acredita que só vi Evil dead há pouco tempo? De início não entendi muito a proposta, depois fui procurar saber e entendi. E adorei! É bem trash mesmo, tanto que chega a ser cômico!
    Amei seu blog!
    Tem promoção nova, participa!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Mesmo sendo dessa década eu amo filmes de terror dos anos 80. Só não tenho o habito de assistir, porque meus amigos e minha família não gostam, e tenho medo de assistir sozinha hahahaha
    A Morte do Demônio não consegui assistir a primeira versão, até fui no cinema assistir o novo lançamento, mas me barraram aushaushauhsuhsasa
    Me interessei bastante por Poltergeist vou ver se encontro para alugar/comprar, eia junto uma galera em casa para assistir e se assustar
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro terror e aqui em casa tenho sorte que minha mãe sempre gostou muito! bjos

      Excluir
  4. Nunca assisti a hora do espanto,
    deu vontade...
    *O*
    Amo filme antiguinho :D

    Beijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Well, vi a maioria desses filmes... Ou não, vi metade, talvez, já que fechava os olhos em um monte de partes, hahaha... Mas o que me marcou mesmo foi "Poltergeist".

    ResponderExcluir
  6. Eu também cresci assistindo a filmes de terror trash, então entendo sua decepção com os filmes atuais. Acho que o charme dos filmes antigos vem justamente da tosquice, dos efeitos visuais precários e da falta de noção...hehe. "Garotos Perdidos" mora no meu coração! "Poltergeist" não considero "trash". Eu coloco na categoria de terror psicológico, junto com "O Exorcista" e "O bebê de Rosemary".
    Meus filmes trash favoritos são os do Chucky - o boneco assassino (vem filme novo por aí!), os do Freddy Krueger e do Jason. Me divirto. E aqueles com ataques de insetos e animais (formigas gigantes, aranhas assassinas e coisas do tipo). Ah... um ótimo exemplo de filme de terror que é tão zoado que fica engraçado é "A mão assassina". Já viu? Choro de rir. Faço todo mundo assistir. Até minha avó já viu essa "pérola". Recomendo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão quanto a Poltergeist, depois que li seu comentário que me toquei :) obrigada Michelle!
      Tinha um de aranhas gigantes que passava no sbt sempre hahah é divertido! bjos

      Excluir
  7. Mel, que lista impecável! Amei amei amei.
    Eu só não me lembro desse "A Casa do Espanto", mas vou baixar aqui.
    Um filme que me marcou demais foi "O Exorcista", seguido de "A Profecia".
    Apesar de amar esses filmes, meu coração ainda é dos mais antigos. Vi "A Queda da Casa de Usher" com o Vincent Price quando eu tinha uns 13 anos e desde então me apaixonei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih não conheço esse filme, vou anotar aqui pra ver !! obrigada !

      Excluir
  8. Poltergeist é um clássico, me dá medo até hoje, admito! hahahaha
    A hora do espanto é ótimo e Cemitério Maldito também.
    Muitos desses eu nunca vi porque nunca fui muito fã de filme trash mas se tiver passando um dia desses e eu tiver por perto posso até arriscar.

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS