Resenha: Jurassic Park de Michael Crichton

18 agosto 2013

Das resenhas atrasadas que eu tenho de livros que reli mas não escrevi sobre esse ano, uma delas é a de Jurassic Park, por uma razão simples, achava que era um tanto clichê uma pessoa que estudava paleontologia, escrever sobre esse livro, mas quer saber não é não! :)



O Parque dos Dinossauros 
Michael Crichton
Rocco | LP&M Pocket
488 páginas
2009
Skoob | Goodreads

Depois de um inverno tenebroso (estamos quase lá em São Paulo) resolvo escrever sobre esse livro. Tenho muitos amigos que esse livro foi definitivo na sua vida, leram na infância e os formaram como pessoas e muito na escolha de suas profissões, mas não é o meu caso. Fui ler esse livro com cerca de 23 anos a primeira vez, depois reli e reli, mas não fez parte da minha infância nem das minhas escolhas por incrível que pareça. 

Jurassic Park ou Parque dos Dinossauros em português, foi escrito por Michael Crichton, hoje já falecido. Claro que este é com certeza o livro mais conhecido do autor, mas não é o único, uma série de outros títulos foram escritos por Michael, com as mais diversas temáticas. Michael faleceu em 2008 em consequência de um câncer. 

Jurassic Park é mundialmente conhecido principalmente pela sua adaptação ao cinema nas mãos de Steven Spielberg. O filme, principalmente o primeiro foi sucesso mundial basicamente devido a sua impressionante qualidade técnica na hora de desenvolvimento dos "pequenos" bichanos mesozoicos. 

Pega eles T-Rex pega eles !!!!! Sempre torcendo pelos dinossauros 

Enfim, a história não é novidade para ninguém, mas o livro fala sobre a criação de uma ilha na qual são trazidos a vida novamente os dinossauros não-avianos (sim porque a galinha que você come todo domingo na macarronada é originária dos dinossauros, sim eles ainda existem na forma de passarinhos emplumados!!! ok parei isso é resenha não aula de biologia) através da clonagem de DNA. O intuito do retorno desses animais é a criação de um parque temático nessa mesma ilha, mas aparentemente logo no início a capacidade de humanos e dinossauros habitarem no mesmo local não dará muito certo. É nesse contexto que o paleontólogo Alan Grant e a paleobotânica Ellie Satler são convidados para observar a estrutura do parque e a maravilha do retorno a vida desses répteis gigantes. Para contrapor a empolgação geral aparece o matemático Ian Malcolm com suas teorias que talvez se provarão serem corretas. 

Velociraptores always the best, always ... mas eles tinham penas Spielberg, eram emplumados, you got it wrong!

Para quem gosta do gênero de livro, é uma delícia de ler, talvez parte dessa minha empolgação seja realmente o gosto pela área, mas afinal ninguém lê algo que não gosta, certo? Então provavelmente se você não gosta de histórias de aventura ou com animais, possivelmente não gostará desse livro. Porém acho que vale a leitura, pois Michael Crichton possui uma narrativa muito envolvente, ele é daqueles autores que narram a história e você consegue visualizar perfeitamente na sua cabeça o que ele está querendo lhe mostrar. Além de tudo, é um livro cheio de acontecimentos, eventos, ataques, dilofossauros, saurópodes, tiranossauros ... velociraptores ....... pterossauros VIVOS..... quem em sã consciência não vai gostar disso !? :)

O livro é um tanto quanto diferente do filme, principalmente na destinação final das personagens e alguns outros acontecimentos durante toda a história, confesso que gosto mais da sequência de eventos do livro do que do filme. 

Existe uma continuação desenvolvida por Michael Crichton, um segundo livro chamado The Lost World (Mundo Perdido) que foi a base do filme 2, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo apesar de ter essa edição em inglês de capa dura (olhinhos brilhando), mas com certeza está na fila de leituras próximas. 
E vocês já leram esse O Parque dos dinossauros?





Até mais !


12 comentários:

  1. Karamba menino, eu não sabia que o filme tinha livro sabia ?
    Nem sabia do autor e tudo mais
    Eu adoro o Parque dos Dinossauros, até porque eu tenho o BOX dos Filmes. Adorooooooooo....Simplesmente não canso de assistir. Mas o livro, nem sabia, se não teria até comprado e lido antes de ver o filme a tempos atrás (risos)
    Muito legal a sua resenha. Gostei bastante de saber que tem o livro.
    Nossa, estou feliz =]
    Parabéns !!

    Depois se puder segue meu blog, pois já estou te seguindo tá ?
    E curte minha fanpage também
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sabia que esse filme tinha um livro! kkkk
    Nunca assisti o filme também, e nem nunca tinha procurado saber como era a estória, mas achei bem interessante o que você contou e acho que vou considerar ler/assistir!

    Abraço
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim e é tão bom quanto o filme :)
      Obrigada pela visita! bjos

      Excluir
  3. Melissa, adorei a resenha, adorei muito, muito, muito <3
    Ri da parte da aula de biologia! Eu adorava essa matéria na escola e tô chocada em saber que as galinhas são parentes dos dinossauros, hehe, e olha que eu nem as como HAHAHAHAHA
    Eu marquei como vou ler vários livros do Crichton no Skoob, mas ainda não consegui comprar nenhum :\
    Bom, espero poder ler O Parque dos dinossauros em breve, com certeza irei gostar por que, se eu gostei do filme, imagine do livro que, pelo que você comentou, tem aquilo que eu amo: uma escrita que nos transporta mesmo para dentro da história.

    PS: Ah, antes que esqueça... Parabéns pela parceria com a Cia. Cê não imagina o quanto fiquei feliz ao acessar o blog. Tão bom quando um blog bom e que gosto ter seu trabalho reconhecido. Que muitos e muitos novos [e bons!] leitores venham para o De Coisas por Aí e apreciem esse espaço tão bacana. #MomentoFã

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura, todos ficam chocados ao saber que a galinha é um dinossauro .. :)
      Obrigada Maura pelo carinho ;) bjos

      Excluir
  4. Como a Maura, eu também estou chocada com essa relação entre galinhas e dinossauros! Enfim... ainda não li nada do Crichton, mas tenho 1 livro dele aqui na estante. E adoro os filmes! Principalmente o primeiro. Não dá para não torcer pelos dinos diante de tantos atos idiotas dos humanos. Fiquei curiosa para saber as diferenças entre filme e livro.
    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Mel, esse filme marcou a minha infância. Tenho aquele VHS com a capa imitando pedra, sabe? Amo de paixão.
    Essa sua resenha me deixou com uma vontade infinita de ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal Mi, esse VHS é uma relíquia !! bjos

      Excluir
  6. Tenho uma edição de capa dura desse livro aqui, e ainda não li, mas quero muito! Fãzona de Jurassic Park! Desse autor eu li um livro muito legal, retratando a cultura viking (!), chamado "Os Devoradores de Mortos" (não lembro agora se tem artigo ou não na frente, enfim...), que gostei demais, demais! =D

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS