Sobre filmes: Wilde

06 julho 2013

Um dos autores que mais me intrigam em relação a sua vida e história, associadas ao seu legado literário, esse é Oscar Wilde.

Já falei dele aqui no blog, mas nunca é demais repetir informações e recomendações sobre este incrível escritor. Estou muito envolvida com a história dele, pois estou relendo o romance mais famoso de Wilde, O Retrato de Dorian Gray, em uma edição anotada da Globo Livros que fala muito sobre a vida do autor. Foi aí que me deu uma imensa vontade de assistir um filme que ando protelando em ver há algum tempo, não só por preguiça (!!!) mas, a maior razão é que o filme é realmente difícil de encontrar. Enfim, nesses últimos dias encontrei o filme e pude então assistir e matar minha curiosidade.



Wilde, traduzido no Brasil como Wilde, O Primeiro Homem Moderno é uma produção britânica, dirigido pro Brian Gilbert e protagonizado por um elenco fantástico. No papel de Oscar Wilde está o brilhante ator Stephen Fry, além de Jennifer Ehle no papel de Constance esposa de Wilde, Jude Law como amante de Wilde, Lord Alfred "Bosie" Douglas, Vanessa Redgrave como mãe de Wilde, além de Orlando Bloom, Gemma Jones, Michael Sheen, Tom Wilkinson e outros. 

O filme narra a história dos primeiros relacionamentos homoafetivos de Wilde, além da sua relação com a esposa e filhos. Porém o grande enfoque é sim na descoberta pessoal de Wilde como um homossexual e principalmente na relação conturbada do autor com seu principal amante Lord Alfred Douglas.

Aqui vemos um Oscar Wilde um tanto quanto simples demais, biógrafos de Wilde mostram uma relação conturbada dele com a esposa, diversos amantes, relações com garotos de programa e um tanto quanto mais irônico e sarcástico do que aquele interpretado por Stephen Fry. 

No filme Wilde tem uma boa relação com a esposa, que obviamente vai decaindo conforme suas relações, principalmente com Bosie se intensificam, porém o filme narra uma relação com Constance que até o fim mesmo na prisão mantém-se com muito respeito e carinho, e não é lá bem isso que lemos por aí sobre a sua vida. 

Mas, enfim a proposta do diretor e dos roteiristas provavelmente foi mostrar um Wilde menos intenso, se foi a intenção deu certo, entretanto no filme fica bem claro que foram as decisões tomadas durante a sua relação com Alfred Douglas que o levaram a ser condenado por "flagrante indecência" como era chamado o crime (?) de manter relações homossexuais no século XIX numa Inglaterra extremamente moralista. 

O filme vale a pena principalmente para conhecer um pouco mais sobre este homem que desafiou seu tempo, sua sociedade e decidiu viver segundo suas próprias convicções. 

Wilde é fantástico sempre em qualquer situação. 

Até mais!!

7 comentários:

  1. Acredita que eu não sabia que tinha um filme relacionado a vida do Wilde? :O
    Eu o conheço um pouco, lembro que fiz um trabalho sobre ele há alguns anos e eu fiquei realmente interessada. Pena que até hoje eu não li Dorian Gray. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena assistir Luara ! bjos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Mel, eu adoro esse filme!
    Descobri pelo canal da Tati Feltrin. Tb custei a achar, mas vi no mesmo dia que baixei.
    Adoro esses filmes de escritores, sempre bom saber um pouco da vida dos escritores que amamos. Coisa meio stalker, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha si m Mih é meio stalkear, mas fazer o que? Adoro conhecer a vida dos escritores!
      bjos

      Excluir
  3. Quero tanto ver esse filme, Melissa!
    Depois de sua resenha de O Retrato de Dorian Gray fiquei muito interessada pela história de vida do Oscar e por suas obras! (:

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja sim Maura, tenho certeza que você vai adorar! bjos

      Excluir
  4. Oi, Boa Noite,preciso fazer uma pesquisa sobre a vida de Oscar Wilde,pois vou apresentar uma peça dele,Salomé,então quero conhecer sua biografia.Gostaria de saber se voce sabe me informar algum site para eu encontrar esse filme,e documentários,tudo sobre a vida dele.Muito agradecida dês de já !Beijos !!

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS