Sobre Poesias : O Morcego de Augusto dos Anjos

03 março 2013

Meia noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vêde:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede..."
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o tecto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh'alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!



Augusto dos Anjos
O Morcego

12 comentários:

  1. Que coisa linda!!!
    Conheço poemas de Augusto dos Anjos, mas só as que encontro pelo internet, você recomenda algum livro dele? Queria ler uma obra inteira. Se vc puder recomendar, ficarei muito agradecida.
    Um beijão. :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eni, eu indicaria "Eu" (sim esse é o titulo em alguns lugares editam como "Eu e outras poesias") ... adoro os poemas dele, li a primeira vez O Morcego em um livro de um compilado de poesias brasileiras e adorei!
      abraços!

      Excluir
    2. Augusto dos Anjos publicou um único livro no ano de 1912, 'Eu', e morreu em 1914. Portanto, essa é sua única opção.

      Excluir
  2. Anjos é perfeito!
    Sua acidez é característica!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Augusto dos Anjos é MUITO AMOR!!!
    Semestre passado, finalmente estudei alguns poemas dele mas ainda conheço pouco, esse cara era muito F%$#, hehe!

    PS: Adorei o novo banner =D

    Beigos,
    http://mauraparvatis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maura!
      Eu tb acho ele muito f$#& hahaha
      abraços

      Excluir
  4. Que perfeito *o*
    Eu não conhecia esse poema, mas já entrou para a lista dos favoritos <3
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Kezia ainda bem que gostou!!
      abraços

      Excluir
  5. perfeito.
    Especialmente a última parte.
    Adorei a nova carinha do blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo!
    Adoro Augusto dos Anjos e este poema é show.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar de Augusto, mas nunca tinha parado para ler. Não curto poesia, só que esse é muito lindo, gostei.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS