Sobre filmes : E o Vento Levou

20 março 2013

Eu adoro filmes antigos e um dos que mais gosto é : E o Vento Levou (Gone with the Wind).



O filme foi produzido em 1939, com roteiro baseado no livro de Margaret Mitchell, o roteiro foi assinado por Sidney Howard mas teve colaborações importantes dos escritores F. Scott Fitzgerald e  William Faulkner. É considerado em algumas análises como o maior faturamento do cinema. 

Como atores principais conta com Vivian Leigh (Scarlett O'Hara) e o galã (da época) Clark Gable (Rhett Butler). O filme se passa no sul norte-americano escravocrata e praticamente rural, mostrando as famílias sulistas, suas riquezas e modo de vida que acabam caindo em quase total pobreza, tem uma visão quase exclusivamente do sul sobre a Guerra Civil americana , a Guerra da Secessão. 

É nesse contexto que é mostrada a história de Scarlett filha de fazendeiros sulistas que acabam sendo mortos, saqueados e ficam falidos com a vinda da guerra. 



Scarlett é inicialmente apaixonada por Ashley Wilkes (Leslie Howard), também filho de um fazendeiro, mas este acaba se casando com outra mulher, a adorável Melanie Hamilton (Olivia de Havilland). Obviamente Scarlett ficava enciumada, passando a provocar Melanie sempre que pode. 

Todos são atingidos pela guerra, mas Scarlett se destaca pela capacidade de sobrevivência e recuperação que demonstra ao recuperar sua família e suas riquezas ao longo da história. Talvez uma das cenas mais famosas do filme seja justamente o momento em que Scarlett retorna a sua fazenda vê tudo destruído e diz a célebre frase :



Depois, todos sabem o que acontece ela se envolve com a pessoa mais improvável, Rhett Butler. Mas, o seu envolvimento com ele é inicialmente pelo mais puro interesse, tendo em vista a sua frase acima, a qual Scarlett passa a seguir fielmente, se tornando uma mulher fria e calculista, mas senhor Butler é realmente apaixonado por ela e infelizmente o final desse filme não é exatamente o que se espera de um filme romântico......... 

Outra frase célebre, que está na lista das frases mais famosas e importantes do cinema mundial é dita por Rhett :


Eu adoro esse filme principalmente pelo final não convencional, até hoje somos arrastados ao cinema com filmes de comédia romântica onde tudo termina bem e perfeito, bom mas para pessoas que aprontaram como Scarlett aprontou a verdade não é lá bem essa. 

E o Vento Levou é um filme longo, mas muito bem filmado(para a época em que foi feito) com atores excelentes e uma história bem construída, acho que é um filme que vale a pena ser visto mesmo sendo de 1939. Na época de seu lançamento foi vencedor de muitos prêmios, inclusive 8 Oscars, sendo indicado a 13 categorias e ganhando 2 categorias "especiais". Diversas confusões aconteceram ao longo da filmagem, troca de diretores, conflitos, gastos estratosféricos enfim, mas não acho que isso seja importante, o melhor aqui é o resultado final, um dos filmes mais importantes já produzidos, um verdadeiro clássico. 

Para os fãs de um romance "mais realista" com muito choro e sofrimento, esse é seu filme !

Deu até vontade de tirar meu box da estante e colocar no DVD agora !

Até mais e bom filme !

19 comentários:

  1. Adorei sua postagem, pois nunca assisti o filme e agora soube muito mais sobre a trama.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa...tem anos, mtos anos que vi esse filme, realmente ele é longo, mas quem curte deve ver e rever ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy, realmente o filme é longo, mas adoro a história acho que vale a pena sempre revê-lo.
      abraços

      Excluir
  3. Beleza de resenha, Melissa!
    Olha, perdi as contas de quantas vezes vi esse filme, e sempre que tenho a oportunidade, vejo-o novamente, acho liiindo! Ainda quero criar coragem para ler o livro. rs
    Adorei as imagens, e como vc falou, dá vontade de ir correndo rever o filme, também gosto muito (prefiro!) filmes antigos.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eni tb quero muito ler o livro! Obrigada pela visita! bjos

      Excluir
  4. Nossa , adoro filmes e musicas antigas *-*
    Adorei sua resenha (:
    é legal comprar o estilo de antigamente com o de hoje né !? Eu amooo essses filmes !
    Estou super seguindo e curtindo sua fan page lindona e te
    convido a me seguir tb e curtir a fan page do meu
    blog, ah conheça e se inscreva no meu canal do youtube tb,
    é tainaheille:
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já assisti, e adorei a protagonista! Sua audácia no contexto histórico da época foi indispensável para o charme do enredo!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Sabe que acabei de conseguir uma edição desse livro e estou morrendo para ler, mas o livro é imenso e eu tenho um monte coisa na frente ainda. Esse filme deve ser mesmo maravilhoso, ainda não assisti, mas assim que tiver lido o livro vou ver para comparar.

    *Quase fiz minha monografia sobre ele.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise que legal que comprou o livro, ficarei esperando sua resenha !
      bjos

      Excluir
  7. AAAAAAAHHH! E o Vento Levou é o INCRÍVEL, INCRÍVEL, esse filme é a coisa mais bela que já assisti... Ano passado ganhei uma edição ''toda velhinha'' do livro, quero muito arranjar tempo para me dedicar integralmente ao livro e novamente, assisti-lo. :D

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura quero ler essa resenha ! 'Tô esperando! bjos

      Excluir
  8. Oie Melissa!

    Ah!!! Eu simplesmente amo esse filme *______________* "Jamais sentirei fome outra vez", Scarlet diva!!!

    Quero muito comprar o livro, mas ele está muito caro rs...

    Beijos e um ótimo domingo para você =)
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ane, ainda não comprei o livro por isso tb, é tãoooo caro!
      bjos

      Excluir
  9. Esse filme é muito bom mesmo. Lembro que na primeira vez que assisti fiquei meio chocada com o final inesperado, não convencional, como você diz. Sem dúvida, o filme mereceu os Oscars que ganhou.

    http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/2013/03/blog-post.html
    *Tem resenha premiada no blog, se vc puder fazer uma visita, ficarei feliz!

    ResponderExcluir
  10. Esse filme é clássico e muito amor! Tb deu vontade de assistir de novo, mas não tenho o DVD rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel, é fácil achar ele na internet viu! bjos

      Excluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS