Sobre séries : The Following e Edgar Allan Poe

24 fevereiro 2013

Ok! Estou sem fôlego até agora ! Porque ? Ora por causa do 1º episódio da nova série americana 'The Following". 

Você ainda não viu ? Está perdendo tempo....



The Following fala sobre um serial killer Joe Carroll (James Purefoy), que foi preso por diversos assassinatos e que está no corredor da morte mas, escapa da prisão e inicia uma nova onda de crimes. Nove anos antes ele foi preso pelo agente do FBI Ryan Hardy (Kevin Bacon), após uma conturbada perseguição e prisão deste serial killer, Hardy deixa o FBI.

A série inicia com a fuga de Joe e com  o retorno de Hardy ao FBI, como um consultor, já que ele é o maior especialista no fugitivo. 

O primeiro episódio é cheio de ação e acontecimentos que tiram o fôlego a cada cena, mas tratando-se aqui de uma série sobre um serial killer, espere claro, muito sangue, assassinatos e mentes doentias, portanto se você não curte esse tipo de série, não veja. 

É fácil pensar em Dexter, quando vemos mais uma série sobre serial killer, mas acredite, uma não tem nada a ver com a outra, além do fato de tratar sobre um ser doentio. Não há comparações aqui. 

Quem viu Kevin Bacon no papel, mais famoso de sua carreira em Footloose (adoro!), dançando e cantando aos montes, não é isso que verá aqui, mas sim uma personagem problemática e introspectiva.



Sim, caímos mais uma vez no clichê do policial fantástico, mas absorto pelo sua própria investigação e mergulhado na depressão e solidão, típica das boas mentes policiais em filmes em séries. Mas na minha humilde opinião, Kevin Bacon não me decepcionou na sua primeira empreitada fixa de televisão. 

E sem contar, que o tal maluco serial killer, se inspira na obra de Edgar Allan Poe para realizar seus assassinatos, pois é Poe é citado em diversos momentos na série, não só seus poemas como a própria história pessoal do escritor. Há quem esteja bem incomodado com o fato da literatura de Poe ser usada para justificar e coordenar os crimes do serial killer da série. Sim, certa liberdade de compreensão dos seus poemas e de sua vida é levada em conta aqui, mas não acredito que isso seja um insulto a obra desse brilhante autor, assim como o artigo sugere, mas, eu não ou a especialista em literatura e acredito em uma certa liberdade criativa quando se está gerando arte, na forma que for. Mas enfim, cabe a você decidir se houve erro ao incorporar a obra de Poe, como uma inspiração e justificativa do assassino na série. 

Fonte aqui

Mas até agora, trata-se do primeiro episódio, devemos dar tempo para ver como a série se desenvolve e cria a trama. Enfim, o que vi, é de dar sustos e mais sustos e te deixar desesperado a cada cena, te prende na frente na tela sem nos deixar piscar. Aparentemente a série produzida pela FOX nos EUA, está sendo um sucesso de audiência e tem acertado a mão nos novos episódios, a quem diga que é renovação certa. 

Mais que recomendo!

Até mais !


10 comentários:

  1. A última vez que li uma resenha de seriado em um blog literário, eu acabei me viciando na série, hahaha! Era Once Upon A Time!
    Por isso, fiz questão de ler a sua resenha! Acho que vou assistir ao 1º episódio para ver se sou fisgada, rs.
    Com relação às obras do Poe, não conheço e nunca nem li nada dele, mas arriscaria dizer que seria um jeito de divulgar o escritor dentre o público não-leitor...
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, obrigada pela visita! Olha eu sou suspeita mas adorei essa série! assista sim ! Once Upon a Time muitas pessoas já me recomendaram mas ainda não comecei a ver, mas pretendo em breve.
      abraços

      Excluir
  2. Acompanhei há pouco tempo o "American Horror Story" e nossa! AMEI a fotografia, o clima doentio, os fatos surpreendentes, enfim, admiração pura!
    Estava mesmo a procura de uma nova série, e depois da sua descrição serei obrigada a baixar o primeiro episódio! *-*
    Se tem Poe no meio, deve ser foda! haha
    Kevin Bacon é um ótimo ator!

    Valeu a indicação! Depois volto para dizer o que achei. ;)

    Beijão.

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eni! poxa tb comecei a ver American Horror Story é assustador mas é ótimo kkk adoro tb!
      Baixe sim, e volte para contar o que achou!
      Obrigada pela visita! abraços

      Excluir
  3. Eu acabei de da uma zapiada na tv e tava passando essa serie, nunca tinha ouvido falar dela, mas não faz muito o meu estilo. Vi que ela tem umas partes pesadas e sou meio medrosa, não curto o Poe. :/

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, pois é por isso que disse no texto que não é indicado para quem se assusta ou não gosta da temática. Eu já sou ao contrário adoro uma história de terror e suspense! :)
      abraços

      Excluir
  4. Edgar Allan Poe está em alta... Gosto muito das obras dele e embora não tenha assistido nenhum episódio da série, creio que seja algo bem bacana e uma ideia bem inusitada, quero assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, acho que vc vai gostar!
      abraços!

      Excluir
  5. AMO The Following e depois dessa Season Finale quero só ver o que vão arrumar na próxima temporada!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é esta é uma das minhas preocupações com a série tb..
      bjos

      Excluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS