Sobre notícias : Leitura de clássicos e poesia

15 janeiro 2013

Achei interessante compartilhar com você a notícia que li no Jornal Folha de São Paulo hoje.



A Universidade de Liverpool fez uma pesquisa e descobriu que ler clássicos como Shakespeare, T.S. Elliot estimulam a mente e que poesia (veja só) se mostra mais eficaz em tratamentos do que livros de autoajuda. 

Aparentemente segundo a pesquisa, ao ler nesses livros "palavras incomuns" ou frases com estruturas semânticas complexas  faz com que a atividade cerebral dispare, o que não acontece quando acaba se utilizando de linguagens comum no uso cotidiano. 


A poesia, parece ativar o lado direito do cérebro, onde são armazenadas lembranças autobiográficas, ajudando a refletir e compreende-los em outra perspectiva.

"A poesia não é só uma questão de estilo. A descrição profunda de experiências acrescenta elementos emocionais e biográficos ao conhecimento cognitivo que já possuímos de nossas lembranças", explica o professor David, encarregado de apresentar o estudo. (fonte: folha de sp)                                                               

Segundo a reportagem a pesquisa continua e tentará compreender como as adaptações para linguagem atual  afeta a atividade cerebral.


Acho interessante esse tipo de pesquisa, que acaba corroborando com aquela velha história de que ler nos ajuda aumentar vocabulário, melhora a escrita etc etc, bom agora além de tudo ajuda na atividade cerebral, e quem diria é quase uma terapia !

E agora está convencido da importãncia de ler poesia e os clássicos ? ;)

10 comentários:

  1. Adorei o post!
    Muito interessante!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia que ler clássicos era importante, mas ver isso em forma de pesquisa me deixa bastante feliz, quem sabe assim, as pessoas se interessam mais por eles. Agora com poesia eu tenho uma grande dificuldade quanto a interpretação, não é um estilo que eu goste, mas vou repensar isso já que estimula o cérebro.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, ler poesia realmente não é fácil, acho que você tem que descobrir seu tipo de poeta sabe? Eu adoro Pablo Neruda, a poesia dele flui muito fácil para mim, depois que comecei a lê-lo, ler outros autores foi ficando mais fácil, não que já seja simples, mas vai melhorando quanto mais se lê.
      Leia sim, poesia faz bem pra alma ;)
      bjos

      Excluir
  3. Ótimo saber disso.
    Até porque, uma bela poesia é sempre bem vinda.

    Adorei a iniciativa de postar sobre isso.

    Um abraço.
    M&N.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!! Muito obrigada, achei a notícia super interessante, por isso quis dividir com todos.
      beijos

      Excluir
  4. Olá Melissa! Sempre gostei de ler Clássicos e poesias...tocam a alma de forma tão sublime. Nahim...adore essa matéria sobre a pesquisa. Isso só afirma que ler é tudo de bom mesmo.
    Dá uma passadinha no meu blog se puder.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, obrigada pela visita !!
      Já dei uma passadinha lá no seu blog, abraços.

      Excluir
  5. Olá Melissa!

    Ual, que postagem bacana! Realmente ler clássicos e poesia são importantes, e a estrutua não comum da poesia, faz com que seus leitores a releiam e parem para pensar no que ali está escrito. Lembro das minhas aulas de teoria da poesia, a gente quebrava a cabeça, poesia parece simples mas não é, ouso a dizer q é um dos gêneros literários mais complexos que há. Pois envolvem os sentimentos, e eu-lírico e poeta se mesclam, dando ao leitor um trabalho danado na hora de analisar (baixou a aluna de letras aqui nos comentários agora hhahaha)
    Clássicos são mto importantes, mto mesmo. Aprendemos mto com eles, eu adoro clássicos embora no meu blog eu poste mais resenhas de livros atuais... mas colacarei livros clássicos em breve...
    Adorei seu post flor!
    Bjs e desculpa pela empolgação
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane, ixi pedir desculpas por empolgação, 'magina!!! Isso é ótimo.
      Eu não estudei letras, mas como leitora posso também dizer que ler poesia não é das coisas mais simples mesmo, acho o mais difícil tipo de leitura que eu já li.
      Obrigada pela visita!
      bjos

      Excluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS