Sobre escritores : Jane Austen

13 janeiro 2013

Já falei em outro post sobre a vida do meu escritor favorito, Pablo Neruda, mas não falei ainda da minha escritora, Jane Austen.

Na verdade, a toda hora eu oscilo em dizer que ela é minha escritora favorita, acredito que li pouco,    tendo em vista a quantidade enorme de autores excelentes que existem e que ainda não os apreciei como devia, ou mesmo não os apreciei de modo algum. Então essa é a razão da minha indecisão as vezes em admiti-la como minha autora favorita. 





A questão é quanto mais leio os livros de Jane mais eu me apaixono pela sua escrita, pelas suas personagens, heroínas ou não, pelos seus homens maravilhosos mas com  muitos defeitos, enfim na minha opinião ela criava personagens bons com a mesma facilidade que eu tenho de comprar um livro novo (analogia péssima eu sei, mas tendo em vista a minha compulsão em comprar livros ...... sabe como é!). 

Infelizmente essa excelente autora morreu muito cedo, com apenas 41 anos, deixando para nós poucos livros editados. Jane nasceu na Inglaterra, em 16 de dezembro de 1775 e faleceu em 18 de julho de 1817. 

Jane publicou 4 romances em vida : Razão e Sensibilidade (1811), Orgulho e Preconceito (1813), Mansfield Park (1814) e Emma (1815) e mais dois póstumos publicados por seu irnão Henry Austen Persuasão e Northanger Abbey ambos em 1818.

Alguns que leem de forma rasa a obra de Jane, pode achar que se trata de romances sobre a burguesia e aristocracia da Inglaterra do século XIX. Na verdade não, hoje muitos afirmam que seus livros na verdade, criticam a posição da mulher de sua época, traços de seu texto demonstram profunda crítica também a sociedade e a forma como esta lidava com as mulheres.

Jane criava em seu texto, um certo humor, um tanto delicado, que como já vi descreverem, faz com que ao longo da leitura, estiquemos nossos lábios em trechos ácidos e sarcásticos, típico de romance inglês e principalmente de Jane. 

Eu comecei minha paixão por ela ao ler Orgulho e Preconceito, na minha opinião o melhor romance de Jane Austen, mas isso não quer dizer que os outros não valham a pena, valem e muito, cada um deles.

Apesar de em geral as suas histórias girarem em torno do casamento, não espere de seus livros, histórias de amor meladas e cheia de juras de amor, não é isso que acontece, principalmente com suas personagens femininas principais. Que na minha opinião, em geral são mulheres fortes e decididas quanto ao que querem e não levam lá muitos desaforos para casa. 

Quase todas as suas obras tiveram adaptações para cinema e televisão principalmente. Mas na minha opinião as melhores adaptações provém das minisséries criadas pela rede inglesa BBC. São mais fiéis e tem cenários, fotografia e atores fantásticos. Valem muito a pena, no Brasil está a venda um box com as séries produzidas pela BBC, com 8 discos, nele contém Emma (2009), Orgulho e Preconceito (1995), Razão e Sensibilidade (2008) e Persuasão (2007). 





Jane nunca se casou, mas conhecia um roteiro para um romance interessante como ninguém.

Todas as suas personagens possuem defeitos, ou são orgulhosas, vaidosas, e por isso mesmo me parecem sempre muito reais. Mesmo que a história se passe lá no século XIX onde o mundo era muito diferente de hoje, não consigo deixar de me encantar e mergulhar nas belas histórias criadas por essa escritora brilhante : Jane Austen.

Até mais !

6 comentários:

  1. Sou fã da Jane. Ele foi uma escritora incrível, extraordinária.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! eu sou mais que suspeita para falar, mas ela é incrível mesmo :)
      bjos

      Excluir
  2. Olá Melissa!
    Confesso com muito vergonha que até hoje ainda não li nada da Jane Austen, porém sem dúvida pretendo ler todos os livros da autora, só falta dinheiro para todos eles 'rs. Enfim, adorei o post, muito bom mesmo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, obrigada!
      Eu também não li muitos autores, mas com tempo colocaremos nossas leituras em dia, é tanta coisa boa pra ler ;)
      bjos

      Excluir
  3. Essa autora é simplesmente sensacional, soube escrever romances maravilhosos como poucas. Orgulho e Preconceito junto com alguns outros livros de escritores ingleses são os meu favoritos, ainda não li Persuasão, que muitos dizem ser até melhor que O&P. É mesmo uma pena ela ter morrido tão jovem e sem se casar, espero que em vida ela tenha de alguma forma experimentado o amor que escreveu e tanto emocionou as pessoas.

    *Tenho esse box da BBC e é lindo, vale super a pena. Teve uma promoção dele na Saraiva por 39, 90, que quem não comprou, perdeu.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise .... sério que comprou por 39,90 ... eu perdi, que tristeza! Eu vou ler logo Northanger Abbey, mas a Jane é espetacular!
      bjos

      Excluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS