Retrospectiva 2012

02 janeiro 2013

Olá !

O ano de 2012 eu diria que foi um ano médio, talvez não tão bom quanto podia ser mas isso por culpa exclusivamente minha. Eu assumo a minha parcela de culpa pelo meu ano mais ou menos. 


Meu ano mais ou menos foi culpa exclusivamente da minha negligência comigo mesma e com certos aspectos da minha vida. Poderia ter sido mais produtivo, melhor aproveitado mas não foi. 

Arrependimento não deve gerar amargura, mas sim um movimento de mudança, de fazer diferente, e esse ano é o que pretendo fazer.

Enfim, isso aqui não é um diário, nem pretende ser, mas para chegar a explicar um das coisas boas de 2012, tive de iniciar pelas não-tão-boas.

E uma das melhores coisas que fiz este ano foi retomar meu hábito de leitura. Ler eu nunca parei, mas confesso que estava bitolada. 

Acho que o período de universidade é ótimo, inesquecível e único, mas pode te manter isolado de coisas que você gostava antes. Fiz faculdade de ciências biológicas e esse tende a ser um curso (como muitos outros) muito intenso e pesado e nos exige muita dedicação. Foi o que aconteceu comigo, além de tudo nesses 5 anos de graduação (4 de bacharel e 1 de licenciatura) eu me apaixonei ainda mais pela minha profissão e como toda grande paixão as vezes te consome mais do que deve. 

Terminei a graduação e iniciei minha pós, fiquei 3 meses trancada dentro de casa estudando para passar numa seleção de mestrado, estudando quase 18 horas por dia ......... passei, fiquei super feliz, mas sugou de mim mais do que meu tempo, sugou minha energia. 

Não estou reclamando, estou só explicando como foi, estou feliz com meu mestrado, muito e plenamente satisfeita. Mas isso me exigiu mais bitolação ainda. 

Esse mundo cheio de especializações de hoje em dia nos engana, porque pensamos que sabemos muito, mas na verdade, quando somos realmente bons especialista na nossa área, somos super entendidos de 00,1% do conhecimento que existe, e isso me digam, é saber muito ?

Aos poucos eu fui me dando conta de que minha vida estava restrita demais a um mundinho pequeno (que eu adoro, não se enganem) mas que estava me isolando de muitas coisas que eu amava antes, e uma delas é a literatura.

Conhecendo algumas pessoas fui de encontro novamente com esse mundo lindo dos livros e das belas histórias e isso me fez abrir meu mundo de novo para coisas novas. Comecei a acompanhar um blog e esse me levou a mais, a mais e mais outros, me levou igualmente aos vlogs e me deu novo impulso nas minhas leituras e esse foi um dos pontos mais altos de 2012, a minha retomada ao mundo dos livros.

Continuo bióloga, fazendo meu mestrado, lendo intensamente coisas sobre o que envolve o mundo da minha tese, mas não estou mais interessada em restringir meu mundo só a isso, não consigo ser assim, tenho amigos que são exclusivamente dedicados à suas áreas de pesquisa e trabalho, não os julgo, se são felizes assim, maravilhoso, mas eu não sou, preciso de ares novos e diferentes.

E foi assim que comecei esse blog, como uma catarse pessoal de discorrer sobre outras coisas que não fossem descrições osteológicas e processos geológicos ........... e é para isso que ele serve, para mim pelo menos como meu momento de libertação do meu dia a dia.

É isso 2012 foi para o meu ano de libertação de 7 anos de amarra num mundo que eu amo mas que   eu precisava me liberar um pouco. 

Espero que 2013 seja o ano que eu consiga me equilibrar e saber dosar as coisas que mais amo sem me sobrecarregar. 

É isso esse blog não nasceu para ser algo muito especial ou grande, é meu espaço pessoal, é um veículo pequeno, com intensões minímas de divagar por um mundo diferente, o mundo da literatura e De Coisas que eu gosto que estão Por Aí.

*** Um feliz 2013 e obrigada por todos que visitaram e comentaram aqui nesse último ano, espero que continuemos a trocar muitas idéias nesse 2013. Tudo de melhor para todos sempre e muitas leituras maravilhosas. MUITO OBRIGADA! 

Até mais!

2 comentários:

  1. A vida é feita para pesarmos todas as coisas numa balança e encontrarmos a melhor forma de aproveitar tudo que queremos. Vc fez muito bem!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS