Sobre filmes: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

26 dezembro 2012

Olá !

Vim aqui para fazer a indicação de um  filme relativamente antigo, se é que podemos dizer que um filme de 2001 seja realmente antigo. 

Não sei porque mas várias pessoas que conheço tem uma resistência quase intransponível em relação a  filmes europeus. A nossa cultura banhada de cinema Hollywoodiano acredito que nos impede de olhar com olhos mais condescendentes para o cinema europeu. 

Sim, o cinema europeu é "mais lento", se é podemos dizer isso sobre um filme. Em geral filmes europeus não tem a mesma dinâmica que os estadunidenses (porque americanos somos todos que nascemos nas Américas) mas principalmente França, Inglaterra, Itália produzem filmes belíssimos de uma profundidade e delicadeza incomparáveis.





Dentre as minhas indicações de filmes europeus, começo por um dos meus preferidos "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain) filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet em 2001. É classificado dentro do gênero de comédia romântica mas não pense nos açucares melados de Los Angeles. 

A Amélie Poulain do título é protagonizada por Audrey Tautou, que além de sua excelente atuação empresta uma beleza delicada que é toda a Amélie. 


    Sinopse 




Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete.
Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou).
Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo.
Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência.
Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
            (Fonte: Filmow)

 Eu diria que esses é um daqueles filmes que ninguém deveria deixar de ver. 

A fotografia do filme é perfeita, a iluminação traz um clima todo especial ao filme e às cenas na "visão" da própria Amélie. 

Eu vi um comentário esses dias sobre esse filme e repito aqui o que foi dito por uma outra pessoa : "Quando termina dá até um aperto no coração", é um comentário simples, mas que traduz um pouco do sentimento depois de ter assistido a esse filme. A descoberta de Amélie de si mesma, de suas  vontades e desejos são momentos mais que especiais do filme !

Desse  filme, vem uma das citações que eu mais gosto, traduz um pouco desse momento de descoberta da sua própria vida feita por Amélie e reflete um pouco do que todos devemos fazer para não deixarmos nada para trás daquilo que queremos e desejamos. 

"Então, minha querida Amélie, você não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida. Se deixar passar essa chance, então, com o tempo, seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto. então, vá em frente, pelo amor de Deus." (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Assistam !! :)

Até mais!  




4 comentários:

  1. Oi, assisti ao trailer do filme..já faz um tempo...e me pareceu bem legal esse livro!

    Beijinhos e bom final de semana.

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marli!!
      Assista sim o filme, sim, ele é muito legal!
      bjos

      Excluir
  2. É engraçado porque vi um video de um blogueira com a camiseta da Amélie e fiquei pensando que a conhecia de algum lugar. kkkk Eu conheço esse filme de vista, mas nunca tinha parado para ver o trailer ou ler uma resenha e gostei bastante. Vou procurar baixá-lo e ver.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise !
      Procure e assista sim, o filme é muito bonito, tem uma história muito delicada, vale a pena!
      bjos

      Excluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS