Resenha de Emma - Jane Austen para o Fórum Literário

23 dezembro 2012

Este texto é a minha contribuição ao Fórum Literário da linda Denise Mercedes do blog Meus Olhos Verdes, para quem quiser ler e participar, sugiro acessar o canal da Denise no youtube e colocar suas considerações no vídeo referente a este livro. 

*Já avisando que esse texto pode conter alguns spoilers, então se você não leu o livro melhor não continuar lendo ....


Minha edição :Emma
Editora : Saraiva de Bolso
197 páginas

A impressão é feita em páginas amarelas, capa paperback e diagramação agradável, letras com espaçamento simples, mas que proporciona uma boa leitura. 

Ao longo do texto, há erros de digitação, mas que não comprometem muito a compreensão do texto.




A leitura desse livro não é das mais fáceis, quando iniciei o livro pensei que ele iria fluir tranquilamente, mas não foi assim que aconteceu. Ele me solicitou muito mais atenção e cuidado do que eu imaginava, é bastante descritivo, com muitas personagens e por isso se torna um texto mais denso. Por isso sugiro que, se você nunca leu Jane Austen, não comece por Emma, é um excelente livro, mas talvez para quem nunca leu essa autora, seja interessante primeiro pegar outros títulos, como Orgulho e Preconceito, por exemplo. 

Emma a personagem que dá título ao livro, é uma moça jovem criada pela governanta Miss Taylor e seu pai Mr. Woodhouse, junto com uma irmã mais velha Isabella. Mas a história gira em torno de Emma e sua relação com as pessoas do seu vilarejo. 

Narrado em 3º pessoa, o livro é ambientado na Inglaterra do século XIX, mostrando uma sociedade interiorana, em Highbury, onde mora uma série de pessoas, mas Emma e sua família são os representantes mais "nobres" do local. 

Não espere deste livro uma narrativa cheia de aventuras e muitos altos e baixos, está é uma temática um pouco diferente, basicamente centrada nos relacionamentos de Emma. 

Também neste caso a temática central não é um grande amor, ou relacionamentos amorosos, apesar de existirem acontecimentos envolvendo tais assuntos, Emma pouco se envolve pessoalmente nesta temática, a não ser no final do livro. Durante boa parte da história, Emma rejeita um casamento para si de forma muito enfática e concentra suas forças para arrumar casamentos para outras pessoas, como sua governanta Miss Taylor e sua amiga Harriet. 

Depois do casamento de Miss Taylor com o Sr. Weston, Emma acha que tem "o dom" de arranjar bons casamentos para seus amigos, é assim que ela tenta aproximar Harriet do vigário da cidade, Sr. Elton, obviamente em vão, já que na verdade Sr. Elton acaba se apaixonando por Emma. 

Um dos personagens masculinos mais interessantes de romances é apresentado neste livro, o adorável Sr. Knightley, irmão do marido da irmã de Emma, ele é a única pessoa que confronta Emma, seja nas suas opiniões ou nas suas empreitadas casamenteiras.

É um homem mais maduro e por isso, com opiniões mais centradas. 

Em nenhum momento do livro, percebe-se um romance entre Emma e o Sr. Knightley, é muito interessante isso, mas ao mesmo é o único homem com o qual Emma poderia relacionar-se, já que é o único capaz de ver além da posição social de Emma e dar-lhe uma visão mais verdadeira de suas ações, demonstrando sua insensatez, orgulho e mesmo vaidade, que é alimentada por todas as outras personagens. 

Na minha opinião, mais do que relacionamentos, o livro é centrado no crescimento e amadurecimento de Emma, que começa como uma menina que se acha senhora de si e de todos ao seu redor, que pode dizer e fazer o que quiser, e ao mesmo tempo não enxerga aquilo que realmente reflete nas pessoas e termina com uma Emma mais adulta e consciente do mundo ao seu redor. 

E nessa caminhada, o amor entre ela e o Sr. Knightley é construído,  não de repente mas ao longo de toda a história. 

Este é o tipico romance inglês, onde as personagens conseguem se estapear com classe e  de nariz empinado. Banhado em sarcasmo e ironia e muitos momentos divertidos o livro mostra como funcionava a sociedade da época, suas relações e a situação das pessoas que ali viviam.

E parece que a grande coisa que era feita naquela sociedade era saber da vida alheia e discorrer a sua opinião sobre os outros. Emma não foge disso, ao contrário, está sempre interessada em saber o que acontece ao seu redor, emitindo sua opinião aos quatro ventos sem muitas reservas. 

Há outras personagens importantes, como a faladeira Sra. Bates e sua mãe, bem como sua sobrinha misteriosa (já que Emma nunca consegue tirar nenhuma informação sobre sua vida)  Jane Fairfax. Além do filho do Sr. Weston, Frank Churchill, que imaginei a primeiro momento ser o par de Emma. E muitos outros, com participações menores na história. Gostei muito das descrições de todas as personagens, você parece entender e ver aquele ou aquela pessoa durante a leitura do livro, todos estão de alguma forma ligados e você se torna como que o espectador da vida de cada um. E foi essa proximidade criada de alguma forma pela Jane Austen, que me fez gostar desse livro, vê-las de uma forma mais real faz com que eu me apegue ao livro e não queira mais larga-lo. 

Confesso que a Emma conseguia me irritar muito com as suas empreitadas, com sua falta de clareza para ver as coisas, e foi uma personagem difícil de processar e mesmo gostar, é mais fácil sentir simpatia pelo obsessivo Sr. Woodhouse, ou pela coitada da Harriet, empurrada para todos os lados pelos caprichos de Emma, do que pela própria Emma. Mas talvez isso tenha sido minha própria culpa ao ler o livro com a personagem Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito na cabeça, são duas heroínas completamente diferentes, e confesso que gosto muito de Elizabeth. 

O que me atraí nos livros de Jane, é a construção das suas heroínas, mulheres fortes e inteligentes que dificilmente aceitam qualquer resposta sem a devida contestação. Emma apesar de mimada, não foge muito disso. 

Mas é um ótimo livro, como disse não deve ser o primeiro a ser lido, caso nunca se tenha lido Jane Austen, mas que deve ser lido em algum momento. 

Só para terminar, como diversas outras obras de Jane, Emma também tem muitas adaptações para televisão e cinema, como a produção de uma minissérie pela BBC em 2009, em 4 episódios. Para quem quiser, o box da série é vendido no Brasil. 



Além disso, a adaptação para o cinema de 1996, com a atriz Gwyneth Paltrow como Emma. O dvd deste filme também é de fácil acesso por aqui. 


Diversas outras adaptações foram feitas, mas creio ser essas duas as mais recentes. Não vi nenhuma das duas, depois de terminar o livro comecei a assistir a minissérie da BBC, o primeiro episódio é excelente, com uma fotografia muito bonita. Mas terminarei em breve e aí conto o que achei.



Até mais !

3 comentários:

  1. Ahhh eu estou doida para ler Emma, ele é um dos 3 livros da Austen que ainda não li. Apesar das temáticas serem parecidas, as heroínas da Jane são diferentes entre si, aparentemente a mesma construção, mas personalidades diferente. Não poderei ler esse ano, mas de 2013 não passa.

    *Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o Sr. Elton. =D

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise !
      Olha eu sou suspeita quanto a Jane Austen, cada hora acho mais que ela é uma das minhas autoras favoritas, se não for a que mais gosto mesmo. Emma é lindo, é verdade que tem um ritmo mais lento, mas vale a pena.

      Ahhhh eu não vou falar não o que acontece com o Sr. Elton hahaha.

      beijinhos!

      Excluir
  2. Melissa,
    oi querida, tinha perdido seu link; mas agora achei e já incluí lá no box de informações do vídeo do fórum, ok?
    Eu concordo com você: não é o melhor livro para quem quer começar a ler AUSTEN...
    E achei muito interessante que a relação entre Emma e o Sr. Knightley tem todo um caráter de admiração mútua e, só depois, se torna uma relação amorosa. Realmente é um livro bem diferente dos outros da Jane: achei que o foco aqui é mesmo Emma com todas suas contradições, boas intenções e lidando com consequências das suas ações.
    Abraços e obrigada por participar! ; )

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS