Livros da minha infância

21 novembro 2012

Estava eu nesse feriado remexendo minhas coisas acumuladas de anos e anos. 

Já vou confessar tenho um sério problema : sabe aquela série Acumuladores que mostram pessoas que tem  a doença de acumular coisas em casa? Pois bem, eu devo sofrer dessa doença no modo moderado, porque eu não consigo me desfazer de certas coisas, principalmente livros. 





Tenho guardado muito a contragosto de minha mãe livros ainda do colégio, e entenda bem, não sou adolescente, tenho 30 anos, portanto essas coisas já estão acumuladas a uns bons anos.


Enfim, ainda tenho alguns dos meus livros da escola que eram inclusos na lista de materiais para comprar, porque a cada bimestre tinha que ler um livro. Aqueles que minha mãe ainda não conseguiu me dar um belo drible e jogar fora, ainda estão por aqui .... 

Bom fiquei um tanto quanto saudosista e resolvi dividir o que li com vocês por aqui no blog. 
Não lia coisas lá muito elaboradas, lia basicamente o que era "obrigada" pela escola, e muito influenciada pelo meu vô paterno que era amante de literatura e ao que me lembro foi a primeira pessoa na vida que me deu um livro. Ele me deu a sua edição dos Três Mosqueteiros, que por sinal sumiu aqui de casa. Não ter mais esse exemplar me deixa muito triste porque 1º era do meu avô e 2º foi o primeiro livro que ganhei.... 

A minha edição era alguma coisa muito parecida com essa capa aí embaixo, não consegui achar na internet a  capa da edição que tinha mas posso garantir que não fugia muito disso. 




Eu ganhei esse livro do meu avô quando devia ter uns 7 anos, ousadia da parte dele será ? ;) 

Dele ganhei outros como Dom Quixote, romances variados etc etc .... devo a ele muitos dos meus gostos, por animais, plantas, natureza, mato, praia .... e livros talvez ... 

Bom, a "minha segunda fase literária infantil" foi graças a  minha escola. Estudava num colégio de freiras aqui em São Paulo e desde a pré-escola, na lista de materiais vinha além dos livros didáticos, os livros de literatura indicados para ler naquele ano. 



O único livro que eu tenho, que me resta da pré-escola é da coleção Xuxuquinha (meigo, só que não) "A Casinha do Bosque". Esse eu fazia a Profª Marli (pré-escola) ler toda hora para mim, na sexta feira o "dia do livro" eu queria SEMPRE que ela lesse esse livro, olha eu devia infernizar a coitada !

Como vocês verão nas fotos muito ruins que eu tirei, meu lindo irmão mais novo, pintou, rabiscou muitos dos meus livros .... 

Ódio mortal? que é isso, imagina! 




Os anos se seguiram e os livros continuaram, da 1º a 4º série que eu me lembre era um livro por semestre, depois da 5º a 8º série eram um livro por bimestre .... mas como disse não tenho todos e também não me lembro de todos.

Acho que minha completa adoração por história de vampiros começou com esses aqui da "Coleção Draculinha" de Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira da editora FTD :

"A Vida Acidentada de um Vampirinho" e "Draculinha no Pantanal" depois reclama do Edward brilhar no sol






Sim, ainda tem a etiqueta do colégio .... pois é, na letra de mammys. 

Outro que gostei muito da história foi "Na Aldeia Fantástica dos Dunduns e Peixes" de Luiz Antonio de Aguiar. De novo a etiqueta do colégio mas tá encapado é difícil de tirar.


O livro tem ilustrações muito bonitinhas dentro também ....




Outro que ainda permanece em meus domínios é "Quando meu irmãozinho nascer" de Walcir Carrasco, sim aquele que escreve novelas, publicado pela Quinteto Editorial. 






Uma história que lembro que gostei muito de ler foi "Uma História de Rabos Presos" da Ruth Rocha, editora Salamandra. O livro também é muito bem ilustrado e até que meu lindo irmão não destruiu tanto ;)




Nas séries subsequentes de 5º a 8º, o que me restou basicamente foram os livros da Série Vagalume.





Não sei se alguém lembra desses livros, mas era bem vendidos e tinham milhares de títulos, os que me restam são a Ilha Perdida, As Aventuras de Xisto, Xisto no Espaço, eu sei que tive que comprar mais, mas eles sumiram e eu não me recordo mais infelizmente. 





























Além disso durante essa fase li "O Menino Maluquinho" do Ziraldo, que também umas das leituras mais deliciosas da minha fase infanto-juvenil. 




Algumas capas eu não tirei foto porque os livros estão de difícil acesso, dentro de uma caixa no fundo do quarto de bagunças da minha casa, e por isso coloquei as fotos que encontrei na internet, mas todas refletem  as edições que tenho aqui em casa.

Enfim, acho que relembrar e recordar o passado faz parte da vida, ainda mais quando a idade vai passando e o passado as vezes parece mais feliz do que você imaginava até então. 

É isso, você lembra dos livros que fizeram a tua infância ou a tua pré-adolescência ? 

Faça seu post e compartilhe conosco seus livros de infância, é bom lembrar de coisas boas e que nos fazem mais feliz !

até mais !

8 comentários:

  1. Que post legal!
    Eu tb guardo a maioria dos livros que li na infância e adolescência (e estou com 29 rs).
    Bateu uma nostalgia ao ver a foto de A Ilha Perdida. Tive que ler e fazer uma peça da história no colégio.

    Só me arrependo de não ter guardado nenhum livro da coleção Monteiro Lobato. Nem sei o que aconteceu com os livros =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. oie, obrigada pela visita lá no blog...
    eu tmb guardo tudo, especialmente livros!! Nuss,a série vagalume então, eu tenho dois livros super antigos, cheirando a anos 80 kkkkkkkkkkkkkkk
    adorei o post.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Adorei conhecer seu blog!
    Seguindo!
    Lindo livros!
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seguir e obrigada pela visita !
      bjos

      Excluir
  4. Infelizmente eu começei a ler muito tarde, já com meus 12, 13 anos, então esses livros mais infantis eu não cheguei a ler. Os que marcam a minha infancia/adolescencia são os livros do Sherlock Holmes que meu trazia para eu ler, eu não gostava tante de ler como agora, mas os que eu lia eram sobre ele.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS