As tais listas...

18 novembro 2012

Nesta tarde de domingo no meio de um feriado gigante (quinta a terça para mim, agradecendo aos deuses do olimpo por ser bolsista de pós graduação nesses momentos!! YAY!) fiquei pensando e divagando ao ler postagens (vídeo e texto) sobre metas de leitura.

Neste final de 2012, todos iniciam suas listas para 2013, seja as metas de emagrecimento, de mudanças de vida, de atitudes etc etc e nós no nosso pequeno, mas caloroso círculo de amantes de livros, fazemos as metas de leitura.

Não sei mas essas coisas me deixam mais desestimulada do que propriamente incentivada a fazer o que quer que seja. Acho que a leitura afinal de contas para mim é um prazer, um momento em que me desvencilho das minhas leituras de artigo e morfologia de ossos e dentes e venho me alegrar e relaxar com os autores.

Acho que quando você faz listas e metas, você cria regras e não é assim que me sinto quanto a literatura. Isso pode ser útil para o profissional da área (ou qualquer outra pessoa), mas para mim, uma bióloga metida a leitora, não dá. 

Não quero ler por obrigação, não quero ler porque me comprometi com a leitura, nem com o livro (ou com uma certa quantidade deles), nem com o autor, quero ler porque gosto ou porque me deu vontade. Quero ler agora Eça de Queiroz porque falaram bem dele, assim como me deu curiosidade de conhecer mais sobre a história do Lestat das Crônicas Vampirescas de Anne Rice ..... enfim leio o que dá vontade, o que me estimula naquele momento ......

Ler por regras é trabalho, assim como leio dezenas de artigos porque tenho que escrever minha tese de mestrado. Isso tenho de fazer por obrigação, apesar de adorar a minha profissão, mas tenho que ler inevitavelmente, queira eu ou não para concordar ou discordar da classificação daquele especialista, e ter base para discutir as minhas escolhas. Mas a literatura não é isso para mim, é justamente o contrário é minha fuga, quando tudo está muito pesado e cansativo, os livros me divertem. 

Enfim, por isso que não faço listas, eu não as cumpriria de qualquer forma, e afinal de contas acho que isso só me amarraria nas minhas leituras. 

Até mais !

3 comentários:

  1. Eu também não sou muito assídua a listas.
    Acabo me frustrando no final do ano e não acho legal, rs.

    Melhor deixar as coisas seguirem, não tentarmos organizar perfeitamente. É pior.

    Um abraço.
    M&N.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu até tento fazer uma lista de livros para ler, intercalando livros de parceria com livros meus, mas quase sempre não da certo. Livro é muito o momento e nem sempre a lista segue isso.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Melissa, tudo bem?
    O seu texto passou exatamente o que eu penso sobre a literatura, sempre me perguntam, nossa você faz engenharia e gosta de ler? Vai lá fazer letras! Eu leio para sair da mesma coisa sempre para visitar novos mundos haha
    E quanto a listas, eu até faço elas, como o Desafio que fiz no meu blog esse ano, mas eu faço para sair um pouco da minha área de conforto, nada que eu não vou conseguir cumprir, eu acho que elas me ajudam as vezes, como nas últimas férias a sentar e fazer algo, ou ler algo que eu queria muito ler, como uma série muito grande e assim vai haha

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir

Olá ! Obrigada pelo comentário, ele será respondido aqui mesmo, ok!?
Obrigada pela visita e até mais!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS